EXAME Agro

Após surto de gripe aviária em maio, União Europeia reabre mercado para carne de aves brasileiras

As exportações brasileiras de carne de frango e peru para a União Europeia estavam suspensas desde maio, mas voltam nesta terça-feira, 23

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com 3,28 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e agosto de 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com 3,28 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e agosto de 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

Paloma Lazzaro
Paloma Lazzaro

Estagiária de jornalismo

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 16h46.

Última atualização em 22 de setembro de 2025 às 17h17.

Tudo sobreGripe aviária
Saiba mais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira, 22, que a União Europeia irá reabrir o mercado para a carne de frango e peru produzida no Brasil a partir da terça-feira, 23. As importações haviam sido interrompidas em maio após confirmar-se um foco isolado de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Apenas será permitida a exportação dos produtos brasileiros produzidos a partir do dia 18 de setembro.

Segundo o Mapa, a medida foi resultado de negociações conduzidas pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, no dia 4 de setembro.

Reabertura escalonada

A retomada será feita de forma escalonada:

  • Todo o território brasileiro, exceto o Rio Grande do Sul: liberado para exportar com data de produção a partir de 18 de setembro;
  • Rio Grande do Sul (exceto área foco): autorizado a exportar a partir de 2 de outubro;
  • Raio de 10 km em torno da granja foco: retomada em 16 de outubro.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com 3,28 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e agosto de 2025, que geraram US$ 6,15 bilhões em receita.

Perspectivas no mercado chinês

A China é o último grande destino a manter restrições à carne de frango brasileira. Nesta segunda-feira, 22, também iniciou a auditoria da China no Brasil, destinada a avaliar os controles sanitários relacionados à influenza aviária. A missão técnica é considerada etapa essencial para a retomada das exportações.

Acompanhe tudo sobre:AgropecuáriaMinistério da Agricultura e PecuáriaUnião EuropeiaGripe aviária

Mais de EXAME Agro

Brasil tem mais bois do que habitantes e bate recorde na produção de ovos

Governo cria linha de crédito de R$ 12 bi para socorrer produtores afetados por eventos climáticos

Preço da carne bovina nos EUA atinge recorde e começa a afetar consumo

Saneamento rural no Brasil: desafios e particularidades