EXAME Agro

As 100 cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

A maior parte das cidades está no Mato Grosso, com 35 localidades. No estado também está o município mais rico do país: Sorriso

Soja: produto foi um dos responsáveis por impulsionar riqueza das cidades. (Lucas Ninno/Getty Images)

Soja: produto foi um dos responsáveis por impulsionar riqueza das cidades. (Lucas Ninno/Getty Images)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 15 de março de 2023 às 06h56.

Um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. A análise foi feita em cima dos dados da produção agrícola municipal, referentes a 2020, levando em conta duas variáveis: valor da produção das lavouras e o Produto Interno Bruto das cidades.

A maior parte está no Mato Grosso, com 35 localidades. No estado também está o município mais rico do país: Sorriso, a aproximadamente 400 quilômetros de Cuiabá. O Mato Grosso do Sul tem 13 cidades entre as mais ricas, seguido de Goiás (10), Bahia (9), Minas Gerais (8), e São Paulo (6).

Ainda de acordo com a análise feita pelo Mapa, as 100 cidades listadas geraram uma produção de R$ 151,2 bilhões em 2020, o que corresponde a 32% do total do país.

"O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal. Principalmente em Mato Grosso, a agropecuária tem participação relevante no PIB do estado, estimada em 21,36%", explica a nota técnica do ministério.

Produção nas cidades mais ricas

Soja, algodão e milho são as principais culturas responsáveis pelo desempenho das cidades mais ricas do Brasil. Na análise feita pelo Ministério da Agricultura, isso se dá pelos elevados níveis de tecnologia e de produtividade.

"Do valor da produção obtido pelo município de Sorriso em 2020, 52% foi obtido pela soja e 35% pelo milho. São Desidério (BA), segundo maior produtor de algodão herbáceo, teve 38,3 % de seu faturamento proveniente desse produto. O município de Sapezal, maior produtor de algodão herbáceo do país, teve 35,5 % de seu faturamento vindo da soja, e 54,4 % do algodão herbáceo", explica a pasta.

Veja a lista completa

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Agro dos EUA reclama de tarifaço de Trump — enquanto Brasil deve bater recorde na exportação de soja

Café brasileiro perde espaço nos EUA em meio ao tarifaço — e Colômbia aproveita vantagem tarifária

Após tarifaço de Trump, exportação de café do Brasil para os EUA cai quase pela metade em agosto

Consumo de carne bovina na China deve cair pelo segundo ano seguido em 2026