EXAME Agro

CAR 2025: São Paulo lança módulo para gestão de ativos ambientais e regularização de imóveis rurais

Novo módulo permitirá que proprietários ou possuidores de imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado possam cadastrar, vetorizar, habilitar e administrar áreas com ativos ambientais

CAR: é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais que integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento (Freepik)

CAR: é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais que integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento (Freepik)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 17 de junho de 2025 às 13h53.

Última atualização em 17 de junho de 2025 às 14h10.

O governo de São Paulo deve anunciar nesta terça-feira, 17, um novo módulo de gestão de ativos ambientais. Durante a abertura da Feicorte, em Presidente Prudente, a gestão estadual lançará o módulo, que será integrado ao portal do Sistema Cadastro Ambiental Rural de São Paulo (Sicar/SP).

Na prática, o novo módulo permitirá que proprietários ou possuidores de imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado possam cadastrar, vetorizar, habilitar e administrar áreas com ativos ambientais.

O CAR é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais — ele integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento.

Além disso, o CAR facilita a regularização ambiental e o acesso a benefícios, como crédito agrícola e seguro rural no Plano Safra.

"A implantação do módulo é essencial para que o estado habilite e influencie os produtores a buscarem a regularização ambiental", afirma Guilherme Piai, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.

Com o módulo, espera-se que os agricultores possam viabilizar de forma ágil e simplificada a utilização desses ativos para compensar passivos ambientais de outras propriedades rurais.

Por meio do sistema, os usuários terão acesso a uma base de dados totalmente integrada — contendo informações sobre ativos e passivos ambientais de várias regiões de São Paulo.

Dessa forma, aqueles que possuírem passivos ambientais e desejam compensá-los em outro imóvel poderão identificar áreas compatíveis para esse fim. Atualmente, São Paulo conta com 437 mil CARs ativos e outros 130 mil validados. Até o fim de 2025, a meta é chegar a 200 mil CARs validados.

Para aderir ao módulo, o imóvel precisa ser analisado e validado no sistema SICAR-SP — estando em conformidade com os critérios estabelecidos pela Lei nº 12.651/2012.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloTarcísio Gomes de FreitasAgricultura

Mais de EXAME Agro

Etanol brasileño podrá ser utilizado en la flota naval de Noruega

Brazilian ethanol could be used in the Norwegian ships, says Ambassador

Etanol no navio: combustível brasileiro poderá ser usado na frota da Noruega

Pecuária sustentável poderia frear emissões de metano no Brasil, defendem ambientalistas