EXAME Agro

Carne bovina: mais 17 frigoríficos são liberados a exportar para quarto país mais populoso do mundo

Com a decisão, 38 estabelecimentos brasileiros estão autorizados a atender o mercado asiático

Exportação de carne: Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil (Freepik)

Exportação de carne: Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil (Freepik)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 15h38.

Última atualização em 9 de setembro de 2025 às 12h24.

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 8, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Com a medida, 38 estabelecimentos brasileiros estão autorizados a atender o mercado indonésio, um aumento de 80% no número de frigoríficos habilitados.

Em agosto, a Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil.

Segundo o Mapa, as novas autorizações devem ampliar o volume e a diversidade dos embarques, “reforçando a posição do Brasil como um dos principais fornecedores do Sudeste Asiático”.

“A Indonésia, com mais de 270 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo e vem aumentando suas compras externas para atender à crescente demanda por proteínas animais”, afirmou a pasta.

Produtores pedem que carne brasileira seja vetada nos EUA: 'tarifas não são suficientes'

Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil exportou para a Indonésia 15,4 mil toneladas, gerando US$ 71,6 milhões em receita — alta de 258,9% em valor e 253% em volume em relação ao mesmo período de 2024. Em todo o ano passado, o Brasil havia embarcado apenas 2,6 mil toneladas, no valor de US$ 11,5 milhões.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaCarne bovinaExportações

Mais de EXAME Agro

Café brasileiro perde espaço nos EUA em meio ao tarifaço — e Colômbia aproveita vantagem tarifária

Após tarifaço de Trump, exportação de café do Brasil para os EUA cai quase pela metade em agosto

Consumo de carne bovina na China deve cair pelo segundo ano seguido em 2026

Japão ou Turquia devem abrir mercado para a carne bovina brasileira até o final do ano, diz Mapa