Exportação de carne: Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil (Freepik)
Repórter de agro e macroeconomia
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 15h38.
Última atualização em 9 de setembro de 2025 às 12h24.
A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 8, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Com a medida, 38 estabelecimentos brasileiros estão autorizados a atender o mercado indonésio, um aumento de 80% no número de frigoríficos habilitados.
Em agosto, a Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil.
Segundo o Mapa, as novas autorizações devem ampliar o volume e a diversidade dos embarques, “reforçando a posição do Brasil como um dos principais fornecedores do Sudeste Asiático”.
“A Indonésia, com mais de 270 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo e vem aumentando suas compras externas para atender à crescente demanda por proteínas animais”, afirmou a pasta.
Produtores pedem que carne brasileira seja vetada nos EUA: 'tarifas não são suficientes'Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil exportou para a Indonésia 15,4 mil toneladas, gerando US$ 71,6 milhões em receita — alta de 258,9% em valor e 253% em volume em relação ao mesmo período de 2024. Em todo o ano passado, o Brasil havia embarcado apenas 2,6 mil toneladas, no valor de US$ 11,5 milhões.