EXAME Agro

EUA importa ovos de Coreia e Turquia para baixar preços em meio a gripe aviária

Preço desse alimento disparou após o surgimento de múltiplos surtos de gripe aviária no país

Escassez de ovos nos EUA: Um surto de gripe aviária reduziu o fornecimento de ovos nos Estados Unidos e também fez subirem seus preços (Nitat Termmee/Getty Images)

Escassez de ovos nos EUA: Um surto de gripe aviária reduziu o fornecimento de ovos nos Estados Unidos e também fez subirem seus preços (Nitat Termmee/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de março de 2025 às 19h51.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

Os Estados Unidos estão importando ovos de Turquia e Coreia do Sul para atenuar a escassez de abastecimento provocada pela gripe aviária, que fez os preços dispararem em todo o país, confirmou, nesta sexta-feira, 21, a secretária do Departamento de Agricultura do governo americano.

Brooke Rollins declarou à imprensa em Washington que as importações a partir desses dois países já tinham começado e que a Casa Branca também estava em conversas com outras nações para importar ovos temporariamente. "Estamos falando de centenas de milhões de ovos no curto prazo", acrescentou.

O preço dos ovos disparou após o surgimento de múltiplos surtos de gripe aviária nos Estados Unidos, o que obrigou os agricultores a sacrificarem pelo menos 30 milhões de aves e limitou drasticamente a oferta.

Na arena política, os preços dos ovos se tornaram um ponto inesperado para o atual presidente Donald Trump durante sua campanha eleitoral, quando buscou capitalizar a frustração dos eleitores com o aumento dos preços dos produtos básicos durante a gestão de seu antecessor, o democrata Joe Biden.

Após voltar à Casa Branca, em janeiro passado, o presidente republicano encarregou Rollins da tarefa de aumentar o fornecimento de ovos e baixar os preços.

Desde então, e ao longo das semanas, produtores de vários países têm informado sobre o interesse americano em seus produtos.

As associações avícolas da Polônia e da Lituânia informaram à AFP que pessoal diplomático americano havia entrado em contato para gerenciar a compra de ovos frescos.

"A pergunta-chave seria quais condições financeiras os americanos ofereceriam", disse Katarzyna Gawronska, diretora da Câmara Nacional de Produtores de Aves de Criação e Alimentos da Polônia.

Em declarações à imprensa, nesta sexta, Rollins afirmou que as importações de ovos seriam por tempo limitado e parariam assim que os avicultores americanos conseguirem aumentar o fornecimento.

Acompanhe tudo sobre:OvosEstados Unidos (EUA)Coreia do SulTurquiaDonald Trump

Mais de EXAME Agro

Trump ameaça vetar óleo de cozinha da China se país não retomar compra de soja dos EUA

Em crise por tarifaço, agro dos EUA quer aumento para 15% na mistura do etanol

BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para afetados pelo tarifaço dos EUA

A aposta de R$ 8 bilhões da Copersucar no biometano nos próximos 10 anos