EXAME Agro

Galinha espirra? 5 dúvidas inusitadas sobre a gripe aviária

Veja algumas dúvidas comuns sobre sintomas e riscos da gripe aviária em aves e humanos

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 16 de maio de 2025 às 11h52.

A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral que atinge principalmente aves domésticas e silvestres. Apesar de ser comum na avicultura, ainda gera muitas dúvidas sobre os sintomas apresentados pelas aves e a forma como a infecção se manifesta.

Nesta sexta-feira, 16, o governo brasileiro confirmou um caso da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Isso levou a China, o maior importador da proteína para o mercado brasileiro, a pausar a importação de frango.

Galinha espirra quando está com gripe aviária?

Sim, de acordo com o instituto Butantan, galinhas infectadas pelo vírus da gripe aviária podem apresentar sintomas respiratórios como tosse, espirros e secreção nasal. Esses sinais indicam que o vírus está afetando o sistema respiratório das aves.

Quais outros sintomas "estranhos" as galinhas podem apresentar?

Além de espirros, as aves podem apresentar queda na produção e qualidade dos ovos, inchaço da crista e barbela com coloração arroxeada, hemorragias nas pernas e músculos, falta de coordenação motora, diarreia e até morte súbita em casos graves.

Só galinhas podem ser infectadas?

Não. O vírus da gripe aviária infecta principalmente aves aquáticas silvestres, como patos e gansos, que são reservatórios naturais, mas também pode infectar galinhas, perus e outras aves domésticas.

Em alguns casos, mamíferos como gatos, cães e até humanos podem ser infectados.

Uma pessoa pode ser contaminada ao comer frango e ovos?

Segundo especialistas e autoridades sanitárias, não há risco de transmissão da gripe aviária pelo consumo de carne de frango ou ovos, desde que estejam devidamente cozidos.

O vírus da influenza aviária é muito sensível ao calor e é destruído durante o cozimento, em qualquer preparo que utilize fogo. Portanto, alimentos de origem aviária preparados adequadamente são seguros para consumo.

Além disso, órgãos internacionais como o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reforçam que não existem registros de transmissão da gripe aviária a partir do consumo de frango ou ovos cozidos.

Posso morrer de gripe aviária?

Sim, a gripe aviária pode ser fatal para humanos. A taxa de letalidade da infecção pelo vírus influenza A H5N1 é alta, chegando a cerca de 53%, o que significa que mais da metade das pessoas contaminadas pode não sobreviver.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental que pacientes infectados recebam tratamento médico imediato e adequado para reduzir os riscos de complicações graves e óbito.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaGripesDoenças

Mais de EXAME Agro

Brasil usará método que mede emissões de metano para estimular pecuária sustentável

Bacon dos EUA no Brasil? Americanos pedem abertura de mercado para carne suína em audiência

De ex-embaixador à economia: a contraofensiva do setor de café brasileiro para derrubar o tarifaço

Produtores pedem que carne brasileira seja vetada nos EUA: 'tarifas não são suficientes'