EXAME Agro

Giro do dia: gripe aviária, Moody's rebaixa nota dos EUA e Fed planeja cortar funcionários

Da gripe aviária no Rio Grande do Sul ao rebaixamento da nota dos EUA pela Moody's, saiba tudo o que de mais importante aconteceu nesta sexta

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 16 de maio de 2025 às 21h06.

Perdeu o que de mais importante aconteceu nesta quinta-feira? Aqui, você vai encontrar os principais assuntos desse 16 de maio de 2025.

Confira nosso Giro do dia sobre a gripe aviária que atingiu uma cidade no Rio Grande do Sul, a Moody's rebaixando a nota dos EUA por causa do aumento da dívida pública, o Fed com planos de cortar 10% dos funcionários nos próximos anos, a Marfrig vendo suas ações crescerem mais de 20% depois da fusão com a BRF e mudanças importantes no departamento de Marketing da Zamp, dona do Burger King e Popeye's no Brasil.

Quase 17 mil aves são abatidas no Rio Grande do Sul para controlar focos de gripe aviária

Profissional da vigilância sanitária em inspeção

Profissional da vigilância sanitária em inspeção a aviário (Senado/Reprodução)

O Governo do Rio Grande do Sul afirmou nesta sexta-feira, 16, que cerca de 17 mil aves foram sacrificadas numa granja de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e no Zoológico de Sapucaia do Sul. As medidas foram adotadas para controlar os casos de gripe aviária, após a confirmação da doença nesta manhã pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Depois da China e da União Europeia, a Argentina decidiu, nesta sexta-feira, suspender as importações de carnes de frango e subprodutos de aves de todo o Brasil.

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

A agência de classificação de risco Moody's reduziu a nota dos Estados Unidos de AAA para AA1, rebaixando o país em um nível. Segundo a agência, a decisão se baseia no aumento das proporções entre a dívida do governo e pagamentos de juros em relação ao PIB. Os EUA enfrentam um enorme déficit orçamentário, já que os custos com juros da dívida do Tesouro continuaram a aumentar. O déficit fiscal totalizou US$ 1,05 trilhão no acumulado do ano, 13% a mais do que no ano anterior. No entanto, a aplicação de tarifas ajudou a reduzir parte do desequilíbrio no mês passado.

Fed, banco central americano, planeja cortar 10% do quadro de funcionários nos próximos anos

O Federal Reserve (FED), o banco central americano, planeja reduzir em 10% seu quadro de funcionário nos próximos anos. O plano inclui um programa de aposentadoria voluntária antecipada. A medida seria para alguns funcionários mais velhos do banco americano.

Por que a Marfrig disparou 20% com anúncio da fusão com BRF

A discrepância no desempenho das ações de Marfrig e BRF na B3 nesta sexta-feira, 16, revela como o mercado recebeu o anúncio da fusão entre as companhias

Os papéis da Marfrig avançaram 21%. Nas contas do BTG (do mesmo grupo de controle da Exame), a proposta feita pela Marfrig embute um valor justo de R$ 17,30 por ação da BRF – um desconto de 16% em relação ao fechamento de ontem.  

Zamp anuncia saída do vice-presidente de marketing Igor Puga

A Zamp, controladora das redes Burger King, Popeye’s, Subway e Starbucks no Brasil, informou nesta sexta-feira, 16, a saída do vice-presidente de marketing, Igor Puga. O anúncio ocorre menos de 20 dias após Pedro Zemel assumir como novo diretor-presidente da companhia.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaMoody'sEstados Unidos (EUA)ZampBurger KingFed – Federal Reserve SystemMarfrigBRF

Mais de EXAME Agro

Letargia, falta de apetite e espirros: entenda como descobrir se uma galinha tem gripe aviária

Após China e UE, Argentina anuncia a suspensão das compras de carne de frango de todo o Brasil

Quase 17 mil aves são abatidas no Rio Grande do Sul para controlar focos de gripe aviária no estado

Rio Grande do Sul monta barreiras sanitárias após caso de gripe aviária em granja comercial