EXAME Agro

Caso de gripe aviária atinge Zoológico de Brasília; local ficará fechado até 12 de junho

Confirmação foi feita por laboratório do Ministério da Agricultura após análise de ave silvestre encontrada morta no local

Gripe aviária: Zoológico de Brasília permanece fechado até 12 de junho após confirmação de vírus em ave silvestre ( Joédson Alves/Agência Brasil)

Gripe aviária: Zoológico de Brasília permanece fechado até 12 de junho após confirmação de vírus em ave silvestre ( Joédson Alves/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de junho de 2025 às 06h45.

Última atualização em 4 de junho de 2025 às 07h06.

O governo do Distrito Federal confirmou, na terça-feira, 3, um caso do vírus da gripe aviária (H5N1) no Zoológico de Brasília.

O diagnóstico foi feito após a análise de um irerê, ave silvestre encontrada morta no parque no dia 28 de maio. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MAPA), em Campinas (SP), foi responsável pela confirmação.

Em resposta à situação, o Zoológico de Brasília permanecerá fechado até o dia 12 de junho, caso não sejam registrados novos casos. A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Agricultura e segue o protocolo de contenção do vírus estabelecido para proteger a saúde pública e o meio ambiente.

A vigilância contínua será mantida até a data definida, segundo o governo local.

A Secretaria de Agricultura (Seagri) esclareceu que não há risco para o consumo de carne de frango ou ovos inspecionados e recomendou cuidados à população.

A orientação é para que não se manipule aves mortas e que qualquer caso de mortalidade súbita ou sinais respiratórios e neurológicos em aves seja imediatamente notificado às autoridades locais.

O incidente é o terceiro caso confirmado de gripe aviária (H5N1) no Brasil em 2025. Anteriormente, o vírus foi identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, em uma granja comercial, e no Zoológico de Sapucaia do Sul, também no estado gaúcho.

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaGripe aviáriaDoenças

Mais de EXAME Agro

Após tarifaço de Trump, exportação de café do Brasil para os EUA cai quase pela metade em agosto

Consumo de carne bovina na China deve cair pelo segundo ano seguido em 2026

Japão ou Turquia devem abrir mercado para a carne bovina brasileira até o final do ano, diz Mapa

Carne bovina: mais 17 frigoríficos são liberados a exportar para quarto país mais populoso do mundo