EXAME Agro

Preço do ovo sobe quase 20% e lidera alta da inflação de alimentos na prévia de março, aponta IBGE

Proteína subiu 19,44% no IPCA-15 divulgado nesta quinta-feira

 (Freepik)

(Freepik)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 27 de março de 2025 às 10h29.

Última atualização em 27 de março de 2025 às 10h31.

O ovo foi o grande vilão da prévia da inflação divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do alimento, que subiu 19,44% nos primeiros 15 dias de março, o tomate, o café e as frutas subiram 12,57%, 8,53% e 1,96%, respectivamente, no período.

No grupo Alimentação e bebidas, que teve alta de 1,09%, a alimentação no domicílio acelerou de 0,63% em fevereiro para 1,25% em março.

Além disso, a alimentação fora do domicílio (0,66%) apresentou aceleração em relação ao mês de fevereiro (0,56%). A alta foi puxada pela refeição, que subiu de 0,43% para 0,62% em março.

O aumento no preço dos ovos é explicado, principalmente, pelo calor excessivo, que prejudicou a produtividade das galinhas. Outro fator foi o crescimento das exportações da proteína para os Estados Unidos, que enfrentam uma queda na produção por causa do surto de gripe aviária desde o final de 2024.

No caso do café, a alta é uma tendência que começou no ano passado, em razão da quebra de safra no Brasil e no Vietnã, ambos grandes produtores globais da commodity.

Popularidade do governo

Ao longo dos últimos meses, a inflação dos alimentos virou dor de cabeça para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O aumento de preços é apontado pelo Palácio do Planalto como uma das principais razões para a queda de popularidade do presidente.

Em uma tentativa de conter a alta dos preços, o governo anunciou uma série de medidas, entre elas zerou a alíquota de importação de um grupo de alimentos, com destaque para o azeite.

No entanto, analistas e produtores afirmam que a medida terá impacto limitado. A avaliação é que o efeito da iniciativa sobre a inflação deve ser pequeno e pontual.

Além disso, o governo sinalizou aos governadores para reduzir ou zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cesta básica.

Neste mês, Lula declarou que o governo trabalha para “descobrir quem é o 'pilantra'” responsável pelo aumento no preço do ovo. Especialistas, porém, apontam que a alta é resultado de uma combinação de fatores — e não de um único responsável.

Acompanhe tudo sobre:OvosPreço dos alimentosFrutasInflaçãoIPCAIBGE

Mais de EXAME Agro

Etanol brasileño podrá ser utilizado en la flota naval de Noruega

Brazilian ethanol could be used in the Norwegian ships, says Ambassador

Etanol no navio: combustível brasileiro poderá ser usado na frota da Noruega

Pecuária sustentável poderia frear emissões de metano no Brasil, defendem ambientalistas