Brasil

7 regras que Dirceu terá que seguir após deixar a cadeia

Apesar de ter recebido o benefício da prisão domiciliar, José Dirceu não está livre. Ele terá que seguir uma série de regras


	José Dirceu, quando era ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula: fora da cadeia, o ex-ministro terá que seguir regras para não perder o benefício
 (José Cruz/Agência Brasil)

José Dirceu, quando era ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula: fora da cadeia, o ex-ministro terá que seguir regras para não perder o benefício (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 11h28.

São Paulo - Condenado no processo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu deve deixar nesta terça-feira o Complexo da Papuda, em Brasília. A partir de hoje, ele cumprirá o resto de sua pena em prisão domiciliar. 

Dirceu estava há 11 meses e 20 dias preso. Ele foi condenado a 7 anos e 11 meses a serem cumpridos em regime semiaberto por corrupção ativa. 

Em junho deste ano, ele obteve o direito de trabalhar fora da prisão durante o dia na biblioteca de um escritório de advocacia em Brasília.

Inicialmente, Dirceu precisaria esperar até março do ano que vem para ter direito ao regime aberto - isto é, quando completasse um sexto de sua pena. 

No entanto, de acordo com o Código Penal brasileiro, o preso que tiver bom comportamento pode reduzir um dia de prisão a cada 3 dias de trabalho ou estudo. Com isso, Dirceu conseguiu antecipar o direito de pedir a progressão para o regime aberto para este mês.

No regime aberto, o condenado deveria trabalhar durante o dia e recolher-se no período noturno em uma Casa do Albergado, uma espécie de dormitório para condenados que estejam cumprindo pena neste tipo de regime.

No entanto, sem a possibilidade de ficar em um estabelecimento como este, as penas devem ser cumpridas na própria residência dos sentenciados.

Apesar de poder cumprir o tempo restante de sua pena em casa, isso não significa que Dirceu estará livre para fazer o que quiser. Ele deverá obedecer a uma série de regras impostas pela justiça durante o período restante da pena, como:

1. Estar em casa entre 9 horas da noite e 5 horas da manhã;

2. Permanecer em casa nos domingos e feriados durante o dia todo;

3. Nunca andar em companhia de pessoas que estejam cumprindo pena - ainda que em regime aberto ou semi-aberto, caso de José Genoíno, por exemplo;

4. Comprovar que está trabalhando; 

5. Não usar ou portar drogas ou bebidas alcoólicas, nem frequentas locais de prostituição, jogos, bares ou similares;

6. Não portar nenhum tipo de arma;

7. E comparecer a cada dois meses à Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas. 

Caso não cumpra alguma destas regras, Dirceu pode perder o benefício do regime aberto e voltar à prisão.

Acompanhe tudo sobre:José DirceuMensalãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrisõesPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU