Brasil

À Câmara dos Deputados, Dodge se manifesta contra autonomia da PF

A procuradora-geral disse ser contra a concessão de autonomia funcional e administrativa à PF e às policias civis, discutida em proposta de PEC

Raquel Dodge: para Dodge, a proposta é inconstitucional e "não encontra paralelo no mundo todo" (José Cruz/Agência Brasil)

Raquel Dodge: para Dodge, a proposta é inconstitucional e "não encontra paralelo no mundo todo" (José Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de novembro de 2017 às 16h02.

Última atualização em 7 de novembro de 2017 às 16h32.

Brasília - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nota contra a PEC 412, de 2009, que prevê autonomia e independência à Polícia Federal.

A nota foi aprovada no Conselho Superior do Ministério Público Federal na manhã desta terça-feira, 7.

Pelo texto dos subprocuradores, "autonomia significa ausência de subordinação". Atualmente, a PF é vinculada ao Ministério da Justiça. O conselho superior do MPF destaca no texto que a Polícia Federal é uma instituição armada.

"A polícia é órgão estatal que representa o emprego da violência estatal no seio da sociedade. Atividade de inegável importância, mas que, por imperativo democrático, deve ser submetido a controles rigorosos, na defesa dos direitos fundamentais do cidadão", escrevem os integrantes do Conselho Superior, presidido por Raquel.

No texto, os subprocuradores apontam também que o uso da força pelo Estado "pressupõe a cedência legítima realizada pelo voto" através do voto, "sendo imperiosa a necessidade de vinculação e subordinação das Polícias ao poder civil, pelos órgãos legitimamente eleitos".

O Conselho Superior do MPF considerou que a PEC constitui uma ameaça ao Estado Democrático de Direito e "não encontra paralelo no mundo todo".

"Não há qualquer exemplo histórico e no direito comparado que tenha admitido uma instituição armada autônoma em relação aos poderes democraticamente constituídos, o que, por si só, já é indicativo de quão temerária é a proposta", escrevem.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaPolícia FederalRaquel Dodge

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS