Brasil

Agenda da oposição é a do retrocesso, afirma Dilma

Presidente dedicou parte do discurso em Porto Alegre a criticar a oposição

Dilma cumprimenta formandos após a cerimônia de formatura de alunos do Pronatec (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma cumprimenta formandos após a cerimônia de formatura de alunos do Pronatec (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 22h13.

Porto Alegre e São Paulo - A presidente Dilma Rousseff (PT) dedicou parte do discurso na noite desta sexta-feira, 6, em Porto Alegre, a criticar a oposição.

"Nós repudiamos o passado atrasado implantado no Brasil", disse, em evento do PT para oficializar a pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), à reeleição.

"A agenda deles (oposição) não é a nossa, é a agenda do retrocesso, é a volta de um País para poucos."

Dilma afirmou que não foi eleita nem para desempregar nem para arrochar o salário dos trabalhadores.

"Não fui eleita para alienar nenhuma empresa pública, muito menos a Petrobras, nem para entregar o pré-sal. Mas também não fui eleita para varrer a corrupção para baixo do tapete, como faziam", comentou.

A presidente enumerou conquistas sociais e econômicas do governo petista, entre elas a valorização do salário mínimo e o aumento de empregos com carteira assinada.

Ela também comemorou o fato de o País ter criado quase 5 milhões de empregos, mesmo com a crise internacional. "É uma característica nossa. Enquanto o mundo desemprega, nós empregamos", disse.

Dilma afirmou que a política voltada para o desenvolvimento social é combatida pela oposição. "Eles combatem porque o modelo e a visão deles é outro", revelou.

"Eles acreditam que é necessário reduzir o custo do trabalho. "Nós, do governo do PT e do governo dos partidos aliados, não acreditamos que isso seja necessário."

Ela concordou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que antes, em sua fala, havia dito que, em todo choque de gestão "proposto pelos tucanos", era o povo que "entrava pelo cano".

"Tem toda razão em dizer. Os dados mostram isso", citou Dilma. A presidente ainda enumerou programas sociais implementados pelo seu governo e pelo de Lula, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

"Criamos um conjunto de programas sociais fundamentais", disse. "O Bolsa Família é uma sofisticada tecnologia social que nós todos criamos."

Dilma e Lula participam em Porto Alegre de evento organizado pelo PT gaúcho para lançar a chapa com a pré-candidatura de Tarso Genro à reeleição para o governo do Estado e do ex-governador Olívio Dutra (PT) ao Senado, ao lado dos aliados PC do B, PTB, PR, PROS, PTL e PTC.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Em votação apertada, Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados para 531

Por unanimidade, STF torna mais sete réus por trama golpista

Ninguém será contra a isenção de IR e vontade é entregar relatório ainda no 1º semestre, diz Lira

INSS: descontos irregulares serão devolvidos na conta em que o benefício é pago, diz presidente