Brasil

Agricultura lança programa para aumentar produção de carne

O Plano Mais Pecuária, dividido nos eixos Mais Leite e Mais Carne, pretende aumentar a produtividade do gado leiteiro em 40%


	Gado: o programa tem a meta de dobrar a produtividade do gado de corte, passando de 1,3 para 2,6 bovino por hectare (Bloomberg)

Gado: o programa tem a meta de dobrar a produtividade do gado de corte, passando de 1,3 para 2,6 bovino por hectare (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 17h59.

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou hoje (17) um programa destinado a aumentar a produção de leite e carne até 2023.

O Plano Mais Pecuária, dividido nos eixos Mais Leite e Mais Carne, pretende aumentar a produtividade do gado leiteiro em 40%, elevando, assim, de 35 bilhões para 46,8 bilhões de litros a produção anual da bebida. 

Além disso, tem a meta de dobrar a produtividade do gado de corte, passando de 1,3 para 2,6 bovino por hectare.

Uma das estratégias usadas para atingir os objetivos será o melhoramento genético.

O governo apoiará financeiramente iniciativas de incentivo e treinamento da inseminação artificial.

O objetivo é, até 2023, disponibilizar cerca de 252 mil touros reprodutores ao ano.

O plano também pretende usar ações de marketing para aumentar o número de consumidores de leite e de carne, lançar editais para pesquisas que ajudem a desenvolver novos produtos e firmar parcerias para capacitar técnicos e produtores rurais.

Deve haver, ainda, monitoramento da qualidade dos produtos nacionais. Segundo o Ministério da Agricultura, até 2016, todo o leite captado pela indústria deve estar de acordo com os padrões oficiais, com redução da prevalência de brucelose e tuberculose.

Quanto à produção de carne, o objetivo é que até 2018 todos os estados tenham aderido ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. .

O Plano Mais Pecuária será organizado por um comitê executivo formado por técnicos e autoridades da pasta da Agricultura, e este órgão acompanhará a execução dos projetos.

O programa foi formulado após reuniões do ministério com produtores de leite e carne bovina. A avaliação do órgão é que as ações de incentivo aos dois setores estavam fragmentadas e que o aumento da produtividade e padrões de qualidade ajudará também a aumentar a exportação dos dois itens.

O lançamento do plano ocorreu em Juiz de Fora (MG). Inicialmente, ele seria anunciado pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade. No entanto, como Andrade não conseguiu pousar na cidade mineira devido à chuva e retornou para Brasília, foi feito pelo chefe da assessoria de Gestão Estratégica do ministério, João Cruz.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaIndústriaMinistério da Agricultura e PecuáriaTrigo

Mais de Brasil

PGR defende que Collor vá para prisão domiciliar

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi