Brasil

AGU contesta prorrogação das inscrições do Sisu para o Rio

Prazo para entrada no sistema acabou na quinta-feira (20/01), às 23h59, como previsto anteriormente

Estudantes: MPF do Rio pediu prorrogação de entrada no Sisu para todo o país (AGÊNCIA BRASIL)

Estudantes: MPF do Rio pediu prorrogação de entrada no Sisu para todo o país (AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 15h38.

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso na Justiça Federal para derrubar a liminar que prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até quarta-feira (26) somente para alunos do Rio de Janeiro.

As inscrições do Sisu foram encerradas ontem (20) às 23h59, conforme estava programado. O Ministério da Educação (MEC) havia solicitado dois dias para cumprir a decisão da prorrogação porque, segundo a pasta, o sistema não consegue isolar somente candidatos de um estado. Além disso, para o MEC, essa medida estaria ferindo o princípio da isonomia, já que a seleção é nacional.

Também hoje (21), o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro entrou com recurso para que a prorrogação das inscrições fosse ampliada para os estudantes de todo o país. Segundo o órgão, a medida foi proposta “em função das dificuldades de acesso de muitos estudantes ao Sisu, como lentidão e violação de dados”.

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16). Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. De acordo com o MEC, a situação foi normalizada e o número de inscrições recebidas até ontem – cerca de 2 milhões – está dentro da média das edições anteriores.

Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Para participar, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o primeiro semestre de 2011, o Sisu ofereceu 83 mil vagas. Os resultados da primeira chamada estão previstos para segunda-feira (24).

Acompanhe tudo sobre:JustiçaEducaçãoGoverno

Mais de Brasil

'As únicas vítimas foram os policiais', diz Castro sobre megaoperação

'Governador deveria nos ajudar', diz Haddad sobre combate ao crime

Após megaoperação, moradores levam corpos para praça no Rio

Entenda a crise do Rio de Janeiro em quatro pontos