Brasil

Alckmin inaugura sistema de recompensa por denúncias

Um decreto sobre o tema já havia sido sancionado pelo próprio Geraldo Alckmin em janeiro de 2002, mas ainda faltava regulamentação


	Geraldo Alckmin: valores das recompensas serão estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública de acordo com tipo de crime e dificuldade de encontrar os bandidos
 (Edson Lopes Jr./Divulgação)

Geraldo Alckmin: valores das recompensas serão estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública de acordo com tipo de crime e dificuldade de encontrar os bandidos (Edson Lopes Jr./Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 15h48.

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 06, o início do Programa Estadual de Recompensa, que pagará até R$ 50 mil para quem denunciar bandidos ou der à polícia informações que ajudem no esclarecimento de crimes.

Um decreto sobre o tema já havia sido sancionado pelo próprio Alckmin em janeiro de 2002, mas ainda faltava regulamentação.

A recompensa será paga apenas a quem passar informações pelo sistema de web denúncia, que já responde por 27% das informações recebidas, por crimes previamente listados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Informações repassadas pelo disque-denúncia, no número 181, não serão remuneradas.

Os valores das recompensas serão estabelecidos pela pasta de acordo com o tipo de crime e a dificuldade de encontrar os bandidos. Os recursos para o programa sairão do Fundo de Incentivo à Segurança Pública, administrado pela SSP.

O denunciante, que terá a identidade protegida, vai receber números de protocolo, senha e um cartão bancário virtual para acompanhar o uso das informações na investigação policial e buscar o dinheiro.

O saque da recompensa pode ser feito em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil no país.

A secretaria já divulgou dois crimes em que os denunciantes poderão receber pagamento. Um deles é um latrocínio, em abril, em que morreu o professor Gomidez Vaz de Lima Neto, de 46 anos, em frente a um supermercado na Vila Mariana, na zona sul da capital.

O outro é um homicídio na zona leste, que teve um aposentado como vítima.

A recompensa para ambos será de R$ 5 mil. A SSP divulgará na próxima semana outros dez crimes que entrarão no programa.

Acompanhe tudo sobre:Crimecrime-no-brasilGeraldo AlckminGovernadoresLegislaçãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSegurança pública

Mais de Brasil

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi

Governo de SP abre prazo para concessão de cartas de crédito habitacionais em pequenos municípios