No domingo, o ciclone se tornará mais intenso, atuando sobre o Atlântico e afastando-se do continente em direção ao sudeste. Entretanto, a frente fria associada ao sistema avançará com força sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Esse movimento distribuirá chuvas localmente fortes e poderá provocar tempestades severas, com risco de danos significativos.
Essas condições climáticas podem resultar em destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Na segunda-feira, o Rio Grande do Sul será fortemente impactado, com rajadas de vento entre 40 km/h e 70 km/h em grande parte do estado, podendo atingir até 90 km/h nas áreas do Sul e Leste Gaúcho.
Ventos intensos também afetarão o Leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com risco de transtornos semelhantes aos do domingo. O vento tende a enfraquecer a partir do final da tarde de segunda-feira e permanecerá fraco na terça-feira.
Instabilidade na terça-feira
Embora o ciclone tenha se afastado mais para o continente a partir de terça-feira, a frente fria continuará provocando instabilidade, com chuvas e eventos isolados de maior intensidade no Centro-Oeste e Sudeste.