Brasil

Alinhado com Lula, governador do ES chama tarifaço de Trump de 'medida desequilibrada'

Casagrande se reuniu com presidente no Palácio do Planalto nesta terça-feira

Governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado (Leandro Fonseca/Exame)

Governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de julho de 2025 às 09h51.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) classificou de "medida desequilibrada" o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. A fala ocorreu em reunião na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto nesta terça-feira.

"Nós, lá no Estado do Espírito Santo, também estamos de mãos dadas neste momento em que nós estamos vivendo essa crise do tarifaço com essa medida desequilibrada do governo do presidente Trump. E nós também montamos lá um conjunto e um grupo dentro do governo para dialogar com o setor produtivo local e a gente estar alinhado com as decisões econômicas que o governo federal está tomando", disse Casagrande.

O governador afirmou que também criou um comitê para avaliar as repercussões econômicas no estado e disse que o Espírito Santo está "alinhado com as decisões que o governo federal está tomando":

"Não temos muito o que fazer a não ser apoiar o governo nessa busca permanente do diálogo com os Estados Unidos, tentativa de abertura de um canal diretamente através do setor produtivo, para a gente achar um caminho de negociação. Acho que essa tem sido a postura importante do governo nessa busca do diálogo e tentando buscar uma saída negociada para respeitar essas relações históricas que nós temos com os Estados Unidos".

Na reunião com Lula, Casagrande discutiu o lançamento de um curso de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campos São Mateus, que foi autorizado pelo governo federal. No encontro, estavam, além de Lula e do governador, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, Educação, Camilo Santana e de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Acompanhe tudo sobre:Espírito SantoLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Flávio Bolsonaro e Benedita da Silva lideram disputa para o Senado do Rio em 2026, diz pesquisa Gerp

Paes lidera com folga disputa ao governo do Rio em 2026, diz pesquisa Gerp

Castro é reprovado por 57% e aprovado por 32%, diz pesquisa Gerp