Brasil

Eleições: Apenas 23% da população prefere um candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro

O levantamento da AtlasIntel mostra que 39,1% votariam em candidatos aliados de Bolsonaro e 37,8% votariam em candidatos alinhados a Lula

Lula e Bolsonaro: mais da metade do eleitorado brasileiro prefere um candidato apoiado por Lula ou Bolsonaro (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

Lula e Bolsonaro: mais da metade do eleitorado brasileiro prefere um candidato apoiado por Lula ou Bolsonaro (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de março de 2024 às 16h32.

Última atualização em 8 de março de 2024 às 18h34.

Em um cenário ainda polarizado pelas eleições de 2022, 23,1% dos eleitores brasileiros escolheriam um candidato no pleito deste ano que não fosse aliado nem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são da pesquisa AtlasIntel sobre a polarização política no Brasil divulgados nesta sexta-feira, 8.

O levantamento mostra que 39,1% votariam em candidatos aliados de Bolsonaro e 37,8% votariam em candidatos alinhados à Lula. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a preferência pelo atual e o ex-presidente está empatada.

Nos recortes por grupo populacional, a maior preferência por aliados de Bolsonaro está entre os evangélicos, 65%. Um candidato indicado por Lula é preferido entre eleitores do Nordeste, cerca de 42,5%, e por 52,6% dos entrevistados com renda familiar entre R$ 3.000 e R$ 5.000.

Quando os entrevistados foram perguntados sobre o nível de importância do apoio, 83% que preferem um aliado de Bolsonaro dizem que o alinhamento é muito importante ou importante.

No caso dos que preferem um candidato de Lula, 67% dizem que a indicação do petista é muito importante ou importante.

A pesquisa AtlasIntel ouviu 2.122 pessoas entre os dias 4 e 7 de março de 2024, usando a recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Luiz Inácio Lula da SilvaJair BolsonaroPesquisas eleitoraisPolítica

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil