Brasil

Apesar de falas de Renan, Senado ainda não foi ao STF contra PF

A Casa ainda não recorreu ao Supremo para questionar a legalidade a ação da Polícia Federal que prendeu na sexta quatro policiais legislativos

Calheiros: havia a expectativa de que a Casa poderia mover dois tipos de recursos judiciais ao STF

Calheiros: havia a expectativa de que a Casa poderia mover dois tipos de recursos judiciais ao STF

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 21h47.

Brasília - Apesar de promessas publicamente feitas em entrevistas coletivas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a Casa ainda não recorreu ao Supremo Tribunal Federal para questionar a legalidade a ação da Polícia Federal que prendeu na sexta-feira, 21, quatro policiais legislativos sob a acusação de tentarem atrapalhar a Operação Lava Jato.

Não constam até o momento processos movidos pelo Senado na Corte Suprema referentes à Operação Métis. Renan prometeu em entrevistas nesta segunda, 24, e terça-feira, 25, que a Advocacia-Geral do Senado iria ao STF contra a operação. Havia a expectativa de que a Casa poderia mover dois tipos de recursos judiciais ao STF.

O primeiro seria uma reclamação, em que iria questionar a competência do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, ter deflagrado a Operação Métis.

O outro processo em discussão seria uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), na qual serviria para prevenir ou reparar lesão contra preceitos previstos na Constituição.

No caso, a defesa das prerrogativas da Polícia do Senado em realizar varreduras a fim de detectar grampos, o que foi alvo de contestação pela operação da PF.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoPolícia FederalRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar