Brasil

Após chuva intensa, Rio Piracicaba sobe 8 centímetros

Elevação do nível da água também deve ser mais sentida dentro de três dias, quando o volume maior começará a chegar à cidade


	Rio Piracicaba e a cidade de mesmo nome: um dos principais a abastecer o Sistema Cantareira
 (Wikimedia Commons)

Rio Piracicaba e a cidade de mesmo nome: um dos principais a abastecer o Sistema Cantareira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 20h24.

Franca - As chuvas dos dois últimos dias aumentaram a capacidade do Rio Piracicaba, um dos principais a abastecer o Sistema Cantareira. No município de Americana (SP), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) calcula que o rio tenha subido até 8 centímetros.

A elevação do nível da água também deve ser mais sentida dentro de três dias, quando o volume maior começará a chegar à cidade, aumentando a vazão.

Na região, o índice pluviométrico entre a manhã desta quarta-feira, 26, e a noite anterior foi de 33,44 mm, um dos maiores deste ano.

Em Piracicaba (SP) choveu nesse mesmo período 31,2 milímetros, o suficiente para o rio cobrir as pedras que podiam ser vistas em seu leito. O aumento de água também foi observado por causa da espuma que se formou na região da Rua do Porto, na área central do município.

A chuva que caiu à noite em Piracicaba foi maior que a registrada em todo o mês de outubro, que somou apenas 23 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No fim da tarde, perto das 18h desta quarta, a vazão do rio estava em 110 mil litros por segundo.

Atibaia

Em Campinas (SP), onde o Rio Atibaia enfrentava um recorde negativo, a sensação foi de alívio com o registro da segunda maior chuva do ano.

O manancial responde por 95% do abastecimento da cidade e chegou a atingir na terça-feira, 25, o menor porcentual nos últimos 13 anos.

A chuva, porém, chegou à noite e avançou na madrugada. O resultado foi notado na manhã desta quarta, 26, com a vazão passando em poucas horas de 4,44 metros cúbicos por segundo para 6,31 metros cúbicos por segundo.

Isso ocorreu porque a chuva foi mais intensa principalmente no ponto onde acontece a captação de água.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasSecas

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento