Brasil

Após chuvas, Rio terá semana de calor e temperatura chega a 39ºC

De hoje a domingo, ainda poderão ocorrer pancadas no fim do dia, mas termômetros sobem a partir de segunda-feira

 (Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

(Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 10h29.

Última atualização em 14 de janeiro de 2022 às 10h54.

As chuvas que atingem o estado desde o primeiro dia do ano devem dar uma trégua a partir da próxima semana, que terá máxima de 39 graus em alguns dias, segundo o Climatempo. Mas até domingo, apesar do aumento na temperatura, é importante manter o guarda-chuva na bolsa, já que pancadas devem ocorrer à tarde e à noite.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que estava causando nebulosidade e chuva volumosa, já se desfez. Esta sexta, apesar da possibilidade de chuva no final do dia, já vai ser com uma temperatura mais alta e a máxima chega a 35 graus.

— O calor de janeiro será sentido já nesta sexta-feira, quando a cidade do Rio terá maiores períodos com sol. Não dá para descartar completamente a chance de algumas pancadas de chuva para o Rio nesta sexta e durante o fim de semana, mas essa chuva não deve causar grandes transtornos. Não tem previsão de tempestade. Nos próximos dias, haverá mais sol, menos chuva, mais calor. O estado terá várias horas com sol forte — explica Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

A partir de segunda-feira, não há previsão de chuva no estado. No feriado de São Sebastião, dia 20, os termômetros devem marcar máxima de 32 graus. Mas Josélia ressalta que a onda de calor não tem relação com a alta temperatura que atinge a região Sul do país:

— O Rio vai esquentar bastante, o Sudeste do Brasil vai esquentar bastante, mas não é a onda de calor que está lá na Argentina, no Rio Grande do Sul e no Uruguai que vem para o Sudeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul se dissipou. Uma massa de ar mais seca começa a ganhar força sobre a região Sudeste do país. Com a diminuição da nebulosidade e a entrada de ventos quentes vindos do Norte do Brasil sobre a região Sudeste, a temperatura no Rio vai subir rapidamente nos próximos dias.

A maior temperatura do ano pode ser alcançada na segunda ou na terça-feira. Embora a máxima prevista para a cidade do Rio seja de 39 graus, é possível que os termômetros subam mais um pouquinho.

— No Rio e no Grande Rio, haverá temperatura próxima dos 40 graus. Não dá para descartar completamente que bata nos 40 graus na segunda e na terça — acrescenta Josélia.

Confira a previsão do tempo na cidade do Rio no próximos dias, segundo o Climatempo:

  • sexta-feira, dia 14 : mínima de 23 graus e máxima de 35 graus. Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
  • sábado, dia 15: mínima de 23 graus e máxima de 36 graus. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
  • domingo, dia 16: mínima de 23 graus e máxima de 38 graus. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
  • segunda-feira, dia 17: mínima de 22 graus e máxima de 39 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • terça-feira, dia 18: mínima de 21 graus e máxima de 39 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • quarta-feira, dia 19: mínima de 26 graus e máxima de 35 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • quinta-feira, dia 20: mínima de 25 graus e máxima de 32 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • sexta-feira, dia 21: mínima de 24 graus e máxima de 30 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • sábado, dia 22: mínima de 24 graus e máxima de 32 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
Acompanhe tudo sobre:CalorClimaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar