Brasil

Após receber garantias, Blatter vai voltar ao Brasil

A Fifa garante que Blatter não chegará nesta segunda-feira e que, antes de aterrissar no Rio de Janeiro, o cartola passará por Zurique


	O presidente da Fifa, Joseph Blatter: depois de passagem pela Turquia, ele deve voltar ao Brasil
 (REUTERS/Sergio Moraes)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter: depois de passagem pela Turquia, ele deve voltar ao Brasil (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2013 às 13h45.

Rio - A Fifa confirmou que o presidente da entidade, Joseph Blatter, retornará ao Brasil para as semifinais da Copa das Confederações e permanecerá no Brasil até o final da competição. A reportagem apurou que o retorno só foi confirmado depois que o governo deu garantias de que a proteção à "família Fifa" seria incrementada em 30%.

A Fifa garante que Blatter não chegará nesta segunda-feira e que, antes de aterrissar no Rio de Janeiro, o cartola passará por Zurique. Neste domingo, ele ainda está na Turquia, onde acompanha o Mundial Sub-20.

O governo se irritou com o comportamento da Fifa de fazer cobranças por segurança por conta da competição e se surpreendeu diante da decisão de Blatter de deixar o País, em meio ao caos e polêmicas. Blatter tinha reuniões e jantares marcados com governadores e políticos brasileiros no dias que se ausentou do Brasil.

O cartola deixou para Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, a responsabilidade de lidar com os problemas e negociar com o governo um novo esquema de segurança. Na sexta-feira, Brasília comunicou à Fifa de que incrementaria os efetivos em 30%.

Mesmo diante dos problemas, a Fifa ainda comemora o fato de que a Copa das Confederações está tendo uma audiência recorde na história da competição. Na vitória da seleção brasileira por 2 a 0 sobre o México, na última quarta-feira, a audiência chegou a 40 milhões de pessoas, das quais 26 milhões foram no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa das ConfederaçõesDados de BrasilEsportesFifaFutebolJoseph Blatter

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil