Brasil

Após tempestade, 525 mil pessoas estão sem energia em São Paulo

Fortes chuvas e rajadas de vento causam queda de energia em diversos pontos na Grande São Paulo nesta segunda-feira, 22

Paloma Lazzaro
Paloma Lazzaro

Estagiária de jornalismo

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 14h56.

Última atualização em 22 de setembro de 2025 às 15h56.

No início da tarde desta segunda-feira, 22, fortes chuvas e rajadas de vento fizeram a Defesa Civil de São Paulo disparar um alerta severo. Moradores da Grande São Paulo relataram falhas na rede de energia. Segundo a Enel, responsável pela distribuição da energia na região metropolitana, 525 mil clientes estavam sem luz.

Por volta das 14h, fortes ventos - com rajadas que chegaram a 98,2 km/h, no Campo de Marte, e a 87km/h no Aeroporto de Congonhas - acompanhados de chuvas atingiram a área de concessão da Enel, provocando danos sobre a rede elétrica. As áreas Oeste e Norte da rede elétrica foram as mais impactadas pelas chuvas. Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Santo André, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba e Rio Grande da Serra são as cidades mais afetadas até o momento. Entre os bairros da capital mais atingidos estão Jaraguá, Pinheiros, Mooca, Lapa e Vila Sonia.

O alerta severo emitido pela Defesa Civil envia mensagens automáticas para todos os celulares na área de risco, independentemente do cadastro prévio ou do CEP. 

Quedas de árvore na região central

Durante a manhã, por volta das 6h, a tempestade causou a queda de duas árvores na Alameda Santos, próximo à Avenida Paulista, na região central de São Paulo. O trecho ficou interditado e causou tráfego lento pela região.

Falha na rede elétrica durante a manhã

Na região metropolitana, as chuvas já causaram problemas na rede elétrica durante a manhã. Segundo comunicado oficial da ENEL, houve um desligamento em subestação da empresa ISA ENERGIA BRASIL por volta das 10h50, que afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes.

Segundo a empresa, até o final da manhã, todas as unidades impactadas já tiveram o serviço reestabelecido. As regiões mais afetadas por essa falha foram os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, na Capital.

Desde a noite de domingo, em função da previsão meteorológica, a distribuidora afirma que reforçou antecipadamente as equipes em campo para restabelecer o serviço aos clientes afetados.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasPrevisão do tempoClimaEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Fies 2º semestre: MEC abre processo para oferta de vagas remanescentes

Governo dos Estados Unidos revoga visto de Messias: 'Agressão injusta', diz ministro da AGU

Defesa Civil emite alerta severo de temporais com rajadas de vento nesta tarde em São Paulo