Brasil

Arcebispo de Aparecida agradece visita do papa a santuário

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores e mais visitados do mundo por tratar-se da padroeira do Brasil


	Santuário Nacional Aparecida: na cidade paulista, Francisco participará de um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
 (Divulgação)

Santuário Nacional Aparecida: na cidade paulista, Francisco participará de um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 16h56.

Rio de Janeiro - O arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno, agradeceu nesta terça-feira a decisão do papa Francisco de incluir uma visita a sua cidade, sede do maior santuário brasileiro, durante a viagem que fará ao Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"O papa Francisco nos dará o privilégio de visitar o Santuário Nacional de Aparecida. Será o terceiro pontífice a conhecer o santuário erguido em homenagem à padroeira do Brasil", disse Damasceno a jornalistas após o anúncio da agenda da primeira viagem apostólica e internacional do novo papa.

Damasceno, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lembrou que a basílica de Aparecida foi visitada pelo papa João Paulo II em 1980 e pelo papa Bento XVI em 2007.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores e mais visitados do mundo por tratar-se da padroeira do Brasil, país com maior número de católicos no mundo.

"Será uma visita breve, mas muito intensa", acrescentou o prelado.

Segundo a agenda divulgada pelo Vaticano, o papa chegará ao Rio de Janeiro em 22 de julho e, após um dia de descanso, viajará para Aparecida nas primeiras horas da quarta-feira, dia 24 de julho, de helicóptero.


Na cidade paulista, Francisco participará de um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e presidirá uma missa na basílica contígua.

Após os dois atos religiosos, o papa almoçará com os bispos, os sacerdotes e os seminaristas da região antes de retornar de helicóptero ao Rio de Janeiro, onde visitará um hospital na noite dessa mesma quarta-feira.

A viagem a Aparecida não estava prevista pelos organizadores quando planejavam a visita do então papa Bento XVI, mas foi incluída na agenda pouco depois de o cardeal argentino Jorge Bergoglio ser escolhido como o novo pontífice.

"Sabemos que é um grande devoto de Nossa Senhora e quis, como seu primeiro ato no Brasil, vir ao santuário como qualquer dos peregrinos, demonstrar sua devoção e consagrar a Jornada Mundial da Juventude à virgem", assinalou o arcebispo de Aparecida.

Damasceno lembrou que Aparecida já foi visitada pelo então cardeal Bergoglio em 2007, quando a cidade foi sede da 5ª Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá entre 23 e 28 de julho.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa FranciscoPapasReligião

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular