Brasil

As cidades brasileiras que mais contrataram e demitiram este ano

O estado de São Paulo tem 3 cidades na lista dos municípios que mais criaram vagas de empregos até junho. Em Alagoas estão 5 das que mais demitiram trabalhadores

Escritórios em São Paulo (Germano Lüders/EXAME.com)

Escritórios em São Paulo (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 16h52.

São Paulo – Quando se trata de oferecer vagas de trabalho aos habitantes, as cidades de São Paulo (SP) e Coruripe (AL), estão em pontas opostas. Enquanto a primeira ofertou quase 90 mil postos de trabalho no primeiro semestre de 2012, a segunda fechou mais de 7 mil vagas de empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho.

A realidade pode ser ampliada para os respectivos estados: 3 das 10 cidades onde mais foram contratados trabalhadores com carteira assinada são paulistas. Cinco das 10 que mais demitiram pessoas estão em Alagoas. Segundo o Ministério do Trabalho, os números do estado nordestino se devem à safra sucroalcooleira.

É possível observar que os municípios campeões em vagas acompanharam o país na desaceleração da geração de empregos, com exceção de Curitiba (PR) e Franca (SP), que conquistaram modesta expansão.

Entre janeiro e junho, foram criados 1,05 milhão de novos postos de trabalho no Brasil, quase 26% a menos que os 1,41 milhão do primeiro semestre de 2011.

Clique nas imagens para conferir as 10 cidades onde mais foram criadas vagas de trabalho e as 10 onde elas mais foram fechadas entre janeiro e junho deste ano. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDesempregoEmpregosMercado de trabalho

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento