Brasil

As reações a Janot; Hillary candidata…

As reações 1 O vazamento dos pedidos de prisão de Cunha, Jucá, Renan e Sarney causou mal-estar entre os ministros do Supremo Tribunal Federal. O ministro Gilmar Mendes criticou o vazamento de informações de processos ocultos. Disse que não se pode “brincar” com informações sensíveis como essas. Agora o relator da Lava-Jato, ministro Teori Zavascki, […]

HILLARY: ela é a primeira mulher candidata à presidência nos Estados Unidos / Lucy Nicholson/ Reuters

HILLARY: ela é a primeira mulher candidata à presidência nos Estados Unidos / Lucy Nicholson/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2016 às 07h03.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h35.

As reações 1

O vazamento dos pedidos de prisão de Cunha, Jucá, Renan e Sarney causou mal-estar entre os ministros do Supremo Tribunal Federal. O ministro Gilmar Mendes criticou o vazamento de informações de processos ocultos. Disse que não se pode “brincar” com informações sensíveis como essas. Agora o relator da Lava-Jato, ministro Teori Zavascki, pode decidir monocraticamente ou levar a questão ao plenário do Supremo. Por se tratar de uma decisão que interfere em outro poder, a tendência é que seja resolvida pelos 11 ministros. Não há prazo para a deliberação.

As reações II

No Senado, os líderes do PSDB foram cautelosos e afirmaram não haver nas gravações fatos que caracterizem obstrução de Justiça. Líder do governo na Casa, o tucano Aloysio Nunes Ferreira afirmou não ver fundamento no pedido. Outros senadores avaliaram que é preciso esperar uma resposta do Supremo para então discutir o assunto. O presidente do Senado, Renan Calheiros, classificou o pedido de “desproporcional e abusivo”.

Ilan aprovado

O economista Ilan Goldfajn foi aprovado pelo Senado para assumir a presidência do Banco Central por 56 votos a 13. Na sabatina, Goldfajn disse que o banco vai respeitar “o regime de câmbio flutuante”. A fala do economista foi interpretada como uma indicação de menos intervenções no mercado do câmbio — tão constantes na gestão de Tombini. Com isso, o dólar caiu 1,2% e fechou o dia em 3,45 reais.

_

Tia Eron não aparece

Na Câmara, a deputada Tia Eron foi o centro das atenções. Apontada como essencial na votação do Conselho de Ética para dar seguimento ao processo de cassação de Cunha, a parlamentar não compareceu à sessão de hoje. Ela ficou na sala da liderança do PRB, seu partido, “comendo frutas”, segundo o jornal Estado de S.Paulo. Membros do conselho adiaram a votação para a terça-feira 14, pois, com a ausência de Tia Eron, o deputado Carlos Marum, aliado de Cunha, poderia votar e impedir o avanço do relatório de Marcos Rogério que pede o fim do mandato do peemedebista. A deputada alegou que não compareceu porque a sessão era “deliberativa” e “que cumprirá com seu dever”.

Indusval chinês

As ações do Banco Indusval & Partners subiram 11% nesta terça-feira. A alta acontece após informações, veiculadas pela agência de notícias Reuters, de que o grupo chinês Shanghai Pengxin está negociando a compra do controle do banco. Segundo fontes, as negociações ainda estão em estágio preliminar. Em abril o grupo comprou o controle da processadora de grãos Fiagril por 200 milhões de dólares.

_

Recuperação? Só em 2018

A economia brasileira só começará a se recuperar em 2018, segundo nova estimativa do Banco Mundial, publicada nesta terça-feira. De acordo com a projeção, o Brasil terá uma recessão de 4% neste ano e de 0,2% do PIB em 2017. A previsão anterior era de crescimento de 1,4% já em 2017. O novo número para o próximo ano é pior do que a previsão do Fundo Monetário Internacional, de desempenho estável, e do que a estimativa de alta de 0,5% do boletim Focus. Para 2018, a previsão é de crescimento de 0,8% no PIB.

Hillary candidata

A democrata Hillary Clinton foi definida ontem como a primeira mulher a ser candidata à presidência dos Estados Unidos. A confirmação veio após Hillary conquistar o número mínimo de delegados com o fim da primária em seis estados, entre eles a Califórnia. Em discurso em Nova York, ela defendeu um país “tolerante, justo e inclusivo”. Ela voltou a criticar duramente o republicano Donald Trump, agora oficialmente seu adversário. O presidente americano Barack Obama a parabenizou por telefone.

Ryan: Trump racista

Presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan criticou nesta terça-feira os comentários feitos por Donald Trump a um juiz de ascendência hispânica responsável por julgar a chamada Universidade Trump — em que o político é acusado de oferecer cursos ilegais e enganar alunos. Trump afirmou que o magistrado Judge Curiel estaria sendo “preconceituoso” com ele por ter “ascendência mexicana”, e para Ryan tal fala foi “a precisa definição de um comentário racista”. Apesar da discordância, o líder republicano não retirou seu apoio a Trump, uma vez que o principal objetivo no momento é unir o partido em torno do candidato.

No Peru, só falta confirmar PPK 

Ainda não dá para cravar o resultado na eleição peruana, mesmo com 99% das urnas apuradas. Pedro Pablo Kuczynski (o PPK) tem 50,16% dos votos, ante 49,84% de Keiko Fujimori. A diferença é de pouco mais de 50.000 votos. Durante a campanha, Keiko liderou grande parte da disputa, mas perdeu espaço sobretudo devido à imagem negativa trazida por seu pai, o ex-general e ex-presidente Alberto Fujimori, preso por corrupção e crimes humanitários. Ontem à noite, eleitores de PPK tomaram as ruas de Lima para comemorar a vitória mesmo sem a confirmação oficial.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular