Brasil

Atleta britânico é assaltado à mão armada no Rio, diz comitê

Um atleta britânico foi assaltado à mão armada no Rio de Janeiro, segundo a Associação Olímpica Britânica

Torcida do Reino Unido: atleta assaltado no Rio não foi identificado pela Associação, que recomendou cautela (REUTERS/Marcos Brindicci)

Torcida do Reino Unido: atleta assaltado no Rio não foi identificado pela Associação, que recomendou cautela (REUTERS/Marcos Brindicci)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2016 às 09h58.

Rio de Janeiro/Londres - Um atleta integrante da equipe olímpica do Reino Unido se envolveu em um assalto no Rio de Janeiro quando voltava às suas acomodações, informou a Associação Olímpica Britânica nesta quinta-feira.

O jornal Guardian noticiou que o atleta foi assaltado à mão armada quando voltava de uma saída à noite e que o incidente aconteceu no início da terça-feira.

"Houve um incidente de assalto envolvendo um atleta da equipe do Reino Unido que voltava às suas acomodações", disse o porta-voz da associação.

"Todos os membros de nossa delegação, incluindo o indivíduo em questão, foram localizados e estão sãos e salvos", disse, sem dar maiores detalhes.

O incidente ocorreu depois de o nadador e medalhista de ouro norte-americano Ryan Lochte e três colegas de equipe afirmarem que foram assaltados por homens armados que usavam distintivos da polícia quando iam para a Vila Olímpica de táxi de manhã cedo no fim de semana após uma festa.

Os incidentes despertaram preocupações com a segurança dos competidores e visitantes do Rio durante os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul, que terminam no dia 21 de agosto.

Autoridades do atletismo britânico aconselharam os atletas a não irem para a cidade, disse o jornal, dando como referência um e-mail enviado aos esportistas.

"Não saiam da vila usando uniformes da equipe do Reino Unido ou levando qualquer item de valor, a menos que seja absolutamente inevitável – isso torna vocês um alvo muito grande de roubos/crimes", disseram aos atletas no e-mail, segundo a reportagem.

"Vocês TÊM que informar um membro do gerenciamento de equipe se forem sair da vila e planejarem ficar fora de um dia para o outro – façam isso ANTES de sair." "O Rio NÃO É um ambiente seguro, e o nível de crimes disparou nos últimos dias", afirma a carta.

"Reflitam bem se vale a pena se arriscar a sair da vila para comemorar depois que tiverem terminado de competir – a equipe da Associação Olímpica Britânica (BOA, na sigla em inglês)/Atletismo do Reino Unido (UKA, na sigla em inglês) não pode garantir sua segurança quando estiverem longe da vila/British School/British House".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaOlimpíada 2016OlimpíadasReino UnidoRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisAtletasEsportistas

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA