Brasil

Emop nega atraso na entrega da obra do Estádio do Maracanã

Empresa disse que terminará obra em abril e fará entrega para a Fifa em maio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 22h11.

Rio de Janeiro – Apesar de anunciar que entregará o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, reformado faltando 19 dias para o início da Copa das Confederações, a Empresa de Obras Públicas do estado (Emop) nega que as obras estejam atrasadas.

Segundo nota da Emop, o cronograma está mantido, com o término da reforma em abril. Apenas a entrega oficial para a Federação Internacional de Futebol (Fifa) ocorrerá no dia 28 de maio.

Na última medição feita, no dia 30 de novembro, a reforma estava 79% concluída, faltando colocar os assentos, a cobertura, o gramado e acabamento, além das obras de intramuros, que envolve o entorno mais próximo do estádio, como as bilheterias.

Sobre a demolição do prédio do antigo Museu do Índio, a Emop informou que fez a licitação no dia 20 de dezembro e o contrato deve ser assinado nos próximos dias. A empresa vencedora, Compec Construções e Locações, vai receber R$ 586.058,95 e terá 30 dias para executar o serviço.

Segundo o governo do estado, o objetivo da demolição “é abrir espaço para a transformação do Complexo do Maracanã em uma grande área de entretenimento, necessária para que o futuro complexo atenda às necessidades de escoamento e circulação de público nos padrões internacionais”.

A derrubada da Escola Municipal Friedenreich deve ocorrer após a transferência dos alunos para outro local, com previsão para as férias escolares de 2013/2014. O Parque Aquático Júlio Delamare está funcionando, mas o projeto apresentado pelo governo prevê a sua demolição. Já o Ginásio Célio de Barros, apesar de fechado temporariamente, não deve ser demolido.

A urbanização do entorno do Maracanã está a cargo da prefeitura carioca e, segundo a Secretaria Municipal de Obras, elas obras começaram há um ano, com investimento de quase R$ 110 milhões, e estão dentro do cronograma, devendo ser entregue em junho deste ano. O projeto inclui a construção de uma passarela ligando a Quinta da Boa Vista ao Maracanã, calçadas, obras de infraestrutura e paisagismo com ciclovia e área de recreação.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstádiosFifaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU