Brasil

Pela 1ª vez, Réveillon na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa

O objetivo é proteger idosos, crianças, pessoas com deficiência, mas o apoio maior à mudança veio de grupos de defesa dos animais

Prefeitura de SP anunciou que a queima de fogos durante o réveillon na Avenida Paulista usará apenas artifícios de efeito visual, sem estampido (SXC/Reprodução)

Prefeitura de SP anunciou que a queima de fogos durante o réveillon na Avenida Paulista usará apenas artifícios de efeito visual, sem estampido (SXC/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 08h51.

Última atualização em 5 de dezembro de 2018 às 12h02.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (4) que a queima de fogos durante os shows de réveillon na Avenida Paulista usará apenas artifícios de efeito visual, sem estampido. Os rojões com barulho não serão usados, em respeito à lei municipal 16.897/18, aprovada pela Câmara Municipal neste ano, que proíbe fogos na capital.

A gestão Bruno Covas (PSDB), entretanto, ainda não tem detalhes da festa: questionada pela reportagem, não informou qual empresa fará o espetáculo visual, quanto custará, como será contratada nem se essa modalidade seria mais cara ou mais barata do que os fogos de artifício comuns.

A proibição é para uso, manuseio, queima e soltura. O objetivo da regra é proteger idosos, crianças, pessoas e deficiência, que podem ter mal-estar diante dos barulhos. Mas o apoio maior à mudança veio de grupos de defesa dos animais, uma vez que cães, principalmente, se assustam com o estouro dos artefatos.

Embora tenha sido votada e sancionada este ano, a legislação não está valendo. Isso porque decisão liminar do Tribunal de Justiça, publicada em junho, às vésperas da Copa do Mundo, anulou os efeitos da lei, atendendo a pedido do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas

A entidade havia ingressado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), argumentando que há leis estaduais e federais regulamentando os fogos de artifício e a regra municipal não poderia passar por cima delas. O tema também é debatido em outras cidades. A lei ainda não foi regulamentada.

Programação

A Prefeitura ainda não divulgou ainda qual será a programação dos shows na Paulista no réveillon.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar