Brasil

Avião de pequeno porte cai sobre ônibus na Barra Funda, em São Paulo; duas pessoas morreram

Duas pessoas morreram e sete foram feridas no acidente

Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 07h36.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2025 às 13h10.

Na manhã desta sexta-feira, 7, um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, atingindo um ônibus. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h20 para atender a ocorrência.

Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro da aeronave, segundo o Corpo de Bombeiros. Na rua, pelo menos sete pessoas se feriram. Segundo o site O Globo, quatro delas já tiveram alta.

O modelo do avião era um King Air F90, que tem capacidade para oito passageiros. O avião teria saído do Campo de Marte perto das 7h15 e estava destinado à cidade de Porto Alegre, segundo o g1.

O ônibus, por sua vez, fazia parte da linha 8500/10, da viação Santa Brígida. Dez linhas de ônibus estão sendo desviadas na região. A CET recomenda que motoristas evitem a área e busca alternativas para minimizar impactos no trânsito.

Nas redes sociais, usuários divulgam vídeos e imagens do acidente.

Em nota, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou o acidente, e informou que "disponibilizou todas as estruturas de atendimento para socorro às vitimas. Funcionários da Defesa Civil, SAMU, além de agentes de trânsito e do setor de transporte, estão no local juntamente com homens do Corpo de Bombeiros para atuar no resgate".

Quem eram as vítimas

Uma das vítimas era o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos.

Natural de Porto Alegre, Márcio Carpena formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS em 1999 e, em 2003, concluiu o mestrado em Direito Processual Civil na mesma instituição. Com uma carreira consolidada, atuava na área contenciosa civil em tribunais regionais, estaduais e superiores, além de ter experiência em mediação e arbitragem.

Além da prática jurídica, Carpena também teve forte atuação acadêmica. Foi professor na Faculdade de Direito da PUCRS e na Escola da Magistratura, além de palestrar em congressos nacionais e internacionais. Entre 2003 e 2009, presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil, tornando-se uma referência no meio jurídico.

Em nota oficial, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Leonardo Lamachia, prestou solidariedade à família, amigos e colegas de Carpena. “Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”, declarou Lamachia.

Investigação sobre o acidente

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para investigar a queda do avião.

De acordo com a FAB, a ação inicial da investigação inclui a coleta e confirmação de dados, a preservação de elementos da cena, a avaliação dos danos à aeronave e à área do impacto, além do levantamento de informações para determinar as causas do acidente.

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou em seu perfil no Instagram que equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Bombeiros atuam na ocorrência.

O que se sabe sobre a aeronave

O Beechcraft King Air F90, lançado no fim da década de 1970, é um turboélice executivo conhecido por seu interior sofisticado e comandos ergonômicos, que facilitam a operação.

Com dois motores Pratt & Whitney PT6A-135, o avião pode alcançar 500 km/h e possui autonomia de mais de 2.400 km, permitindo viagens sem escalas entre cidades como São Paulo e Recife.

O modelo, apesar de não estar mais em produção, segue sendo utilizado em transporte corporativo, serviços médicos e missões especiais, graças à sua confiabilidade e baixo custo operacional.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações

Corte Interamericana de Direitos Humanos condena Brasil por caso de racismo em processo seletivo