Brasil

Avião do papa Francisco decola em direção a São Paulo

Dos 15 mil que poderão acompanhar a missa que o pontífice celebrará no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nesta quarta-feira

Papa Francisco deixa a Residência de Assunção, em Sumaré, com destino à base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Papa Francisco deixa a Residência de Assunção, em Sumaré, com destino à base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2013 às 09h27.

Rio de Janeiro - O avião do papa Francisco decolou às 8h25 desta quarta-feira, 24, da Base Aérea do Galeão, no Rio, em direção a São José dos Campos, interior de São Paulo. A duração da viagem é estimada em 20 minutos.

Do aeroporto local ele segue para Aparecida. Ainda não está oficialmente confirmado se esse trajeto será feito por helicóptero ou de carro. Durante o caminho da residência do Sumaré até o Galeão, Francisco acenou para fiéis e chegou a andar com o vidro do carro aberto.

A visita a Aparecida foi um pedido pessoal do papa, devoto de Maria. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurado em 1980 pelo papa João Paulo II, o primeiro sumo pontífice a pisar em solo brasileiro. Em 2007, recebeu a visita de Bento XVI.

A missa será celebrada dentro do Santuário para 15 mil fiéis, e não no pátio externo, para 250 mil - o Vaticano assim determinou alegando razões de segurança.

Dos 15 mil que poderão acompanhar a missa no interior da igreja, cerca de 3 mil serão convidados, autoridades e religiosos. As outras 12 mil pessoas tiveram de madrugar para tentar conseguir um lugar. Todos terão de passar pelo detector de metais.

As portas abriram às 5h30 e a celebração começará às 10h30.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaJornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapas

Mais de Brasil

'Ônibus elétrico custa uma fábula e não deveria pegar trânsito', diz representante das empresas

PGR defende que Collor vá para prisão domiciliar

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi