Brasil

Curtas – Uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bebianno: não serei homem bomba; Greve na Ford; Bernie Sanders concorrerá nos EUA e mais…

BEBIANNO E BOLSONARO: “tenho caráter”  / Reprodução/ Instagram

BEBIANNO E BOLSONARO: “tenho caráter” / Reprodução/ Instagram

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 07h11.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2019 às 07h25.

Bebianno fala

Gustavo Bebianno disse nesta terça-feira que o responsável por sua demissão do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência foi Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. “Acredito que o Carlos tenha inflamado a cabeça do presidente”, disse Bebianno em entrevista à rádio Jovem Pan, referindo-se ao período em que Bolsonaro esteve hospitalizado devido à cirurgia para a remoção de uma bolsa de colostomia. “Eu fui demitido pelo Carlos Bolsonaro”, afirmou o agora ex-ministro. Bebianno disse reconhecer que Carlos, vereador pelo PSC no Rio de Janeiro, tem “uma admiração bonita pelo pai”. Por outro lado, criticou o filho do presidente, afirmando que “Carlos tem um nível de agressividade acima do normal”. O ex-ministro negou, no entanto, que seja um homem-bomba, alguém que poderia causar estragos ao presidente. “Tem muita gente dizendo que eu sou homem-bomba. Tenho caráter, não vou atacar o presidente.”

Greve contra fechamento de fábrica da Ford

Em assembleia realizada na noite de ontem, os metalúrgicos da Ford decidiram entrar em greve contra o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (26).

A montadora anunciou ontem que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul e, como consequência, irá encerrar a produção na planta de São Bernardo do Campo ao longo de 2019. Por isso, deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques. O movimento faz parte de uma reformulação global do negócio da companhia, “como um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”, segundo comunicado.

Honda fecha fábrica no Reino Unido

A montadora japonesa Honda anunciou nesta terça-feira o fechamento, em 2021, da fábrica de Swindon no Reino Unido, que emprega 3.500 pessoas, o que constitui um novo golpe para o país, em meio ao processo do Brexit. Esta fábrica, a única da gigante japonesa na Europa, é a principal fonte de trabalho de um local com mais de 180 mil habitantes. Imediatamente após o anúncio, o ministro britânico para as Empresas, Greg Clark, considerou a decisão “devastadora”.

Indenização

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Mello rejeitou o recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro e manteve a decisão que condena o presidente a pagar uma multa no valor de 10 mil reais à deputada Maria do Rosário (PT-RS). A informação foi publicada nesta terça-feira, 19, no Diário de Justiça Eletrônico, mas a defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer à Primeira Turma do STF. O processo por danos morais que Maria do Rosário move contra Bolsonaro remonta a 2014, quando ele afirmou que a deputada não merecia ser estuprada, pois não é bonita.

Bernie Sanders concorrerá

O senador independente pelo estado de Vermont, Bernie Sanders, anunciou nesta terça-feira, 19, que concorrerá pela segunda vez às primárias do Partido Democrata para alcançar a candidatura à Presidência nas eleições americanas de 2020. Em 2016, Sanders já havia concorrido as primárias Democrata com Hillary Clinton, que venceu. Durante o governo e até mesmo na campanha presidencial, Sanders se consolidou como um forte crítico de Donald Trump. Hoje, ao anunciar sua candidatura, o Senador declarou que a campanha “não é apenas sobre derrotar Donald Trump, um dos presidentes mais perigosos que já vimos, ou ganhar a nomeação democrata e a eleição geral. Nossa campanha é sobre transformar nosso país e criar um governo baseado nos princípios de justiça econômica, social, racial e ambiental”, disse.

Morre Karl Lagerfeld

Faleceu nesta terça-feira,19, o estilista alemão Karl Lagerfeld, um dos maiores nomes da moda global e figura de peso para a grife Chanel. O designer de 85 anos morreu em um hospital de Paris onde tinha sido internado com urgência na última segunda-feira, de acordo com informações da revista PurePeople. A causa da morte do estilista e diretor artístico da Chanel não foi divulgada.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeFordGoverno BolsonaroGustavo BebiannoReino Unido

Mais de Brasil

Cassinos físicos devem ser 'rigorosamente regulados' antes de operar, afirma secretário da Fazenda

Rio tem mais de 30 abrigos antiaéreos escondidos em edifícios do Centro e da Zona Sul

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual