Brasil

Benefício Extraordinário do Bolsa Família será encerrado em junho; entenda

O Benefício Extraordinário de Transição tinha como objetivo dar maior estabilidade para às famílias que tiveram redução no valor que recebiam no Auxílio Brasil em relação ao novo Bolsa Família, que entrou em vigor em 2023

Cartão do Bolsa Família: O benefício deve permanecer como o piso de proteção incondicional. A proposta é criar uma camada adicional, voluntária e habilitadora, um "vaso comunicante" entre a assistência e a autonomia do indivíduo (José Cruz/Agência Brasil)

Cartão do Bolsa Família: O benefício deve permanecer como o piso de proteção incondicional. A proposta é criar uma camada adicional, voluntária e habilitadora, um "vaso comunicante" entre a assistência e a autonomia do indivíduo (José Cruz/Agência Brasil)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 13 de maio de 2025 às 11h14.

O benefício extraordinário de transição (BET), criado para apoiar famílias no processo de migração do antigo Auxílio Brasil para o Bolsa Família, será encerrado em junho, conforme decreto do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) publicado em maio de 2024.

O BET tinha como objetivo dar maior estabilidade para às famílias que tiveram redução no valor que recebiam durante o Auxílio Brasil em relação ao novo Bolsa Família, que entrou em vigor em 2023.

A medida teve duração previamente definida, com a condição de ser suspenso caso o valor do Bolsa Família ultrapassasse o montante repassado ao beneficiário até maio de 2023.

Em nota, a pasta afirma o prazo para o fim do benefício foi escolhido por estar alinhado com o ciclo cadastral do Cadastro Único, que é de 24 meses. Após esse período, inicia-se um novo ciclo, e o BET deixa de ser necessário.

Segundo a pasta, cerca de 166 mil famílias ainda recebem o benefício, o que corresponde a aproximadamente 0,8% do total de famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O pagamento do benefício adicional é feito na mesma data dos valores do Bolsa Família. Neste mês, a projeção é que o BET esteja nos pagamentos que começam na segunda-feira, 19. A partir de julho, no entanto, o adicional deixará de ser pago.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio 2025:

  • 19 de maio - NIS final 1
  • 20 de maio - NIS final 2
  • 21 de maio - NIS final 3
  • 22 de maio - NIS final 4
  • 23 de maio - NIS final 5
  • 26 de maio - NIS final 6
  • 27 de maio - NIS final 7
  • 28 de maio - NIS final 8
  • 29 de maio - NIS final 9
  • 30 de maio - NIS final 0
Acompanhe tudo sobre:Bolsa famíliaBenefícios

Mais de Brasil

Acidente com ônibus de turismo deixa ao menos 15 mortos em Pernambuco

Propaganda cruzada e voos diretos: as táticas do Brasil para bater recorde de turistas

Petrobras assina contrato com estatal da Índia para fornecer até 6 milhões de barris de petróleo

FMI estima que tarifaço de Trump deve ter efeito pequeno sobre o Brasil