Brasil

Bolsonaro convoca reunião para discutir tensão na fronteira da Venezuela

Além do presidente, estão reunidos ministro da Casa Civil, Defesa, Relações Exteriores, Infraestrutura e Minas e Energias; fronteira foi fechada por Maduro

Roraima: Fronteira do estado brasileiro com a Venezuela foi palco de conflito com militares (Ricardo Moraes/Reuters)

Roraima: Fronteira do estado brasileiro com a Venezuela foi palco de conflito com militares (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 17h41.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2019 às 17h57.

Brasília - Em meio à crise da Venezuela, que se agravou nesta sexta-feira, 22, após o fechamento da fronteira com o Brasil, autoridades estão reunidas no Palácio do Planalto para discutir o assunto.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), participa do encontro por vídeo conferência. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também participa. Além dele,representantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Infraestrutura, Minas e Energias, entre outros.

Uma operação organizada pela oposição a Nicolas Maduro na Venezuela prevê a entrada de ajuda humanitária para os venezuelanos partindo do Brasil e da Colômbia. Ontem, ao Estado, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que em hipótese alguma o Brasil atravessará a fronteira.

Nesta sexta-feira, soldados venezuelanos abriram fogo contra um grupo de civis que tentava manter aberta uma passagem na região da fronteira entre a Venezuela e o Brasil.

Uma mulher e seu marido foram mortos e ao menos outras 15 pessoas ficaram feridas - 4 em estado grave -, segundo autoridades de Gran Sabana, onde aconteceu o incidente.

O ataque aconteceu na manhã desta sexta, quando uma escolta militar se aproximou de uma comunidade indígena de Kumarakapai. Os soldados abriram fogo com balas de borracha e gás lacrimogêneo quando os voluntários tentaram impedir que os veículos fechassem a passagem.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroGoverno Bolsonaro

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país