Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsonaro quer CNH por 10 anos; Safra prevê avanço de 0,8%…

Fábrica da Fiat: montador está discutindo um dividendo especial e garantias de emprego mais fortes da Renault (Germano Lüders/Exame)

Fábrica da Fiat: montador está discutindo um dividendo especial e garantias de emprego mais fortes da Renault (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2019 às 06h48.

Última atualização em 3 de junho de 2019 às 07h16.

Mais prazo para a CNH
O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo, em suas redes sociais, que vai enviar na próxima semana ao Congresso um projeto de lei que ampliará de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia é que o mesmo projeto amplie de 20 para 40 pontos o limite para perder o documento. No vídeo que acompanha a postagem, Bolsonaro voltou a criticar os radares eletrônicos nas estradas, que segundo ele custariam 1 bilhão de reais em quatro anos. O presidente quer suspender a instalação de 8 mil radares em rodovias federais.

Banco Safra: 0,8% de crescimento
O Banco Safra voltou a revisar para baixo sua projeção de crescimento para a economia brasileira em 2019. A nova previsão é de crescimento de 0,8% no PIB. O Safra afirmou, em relatório publicado na sexta-feira, que os primeiros indicadores relatorivos ao segundo trimestre de 2019 apresentaram resultado ruim, após um recuo de 0,2% no primeiro trimestre. A previsão, do Safra, é de um segundo trimestre estável, e de avanços de 0,6% no terceiro e no quarto trimestres.

Maia: falta uma agenda
Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afimrou que o governo não tem projeto e que o país caminha para um “colapso social”. Maia voltou a destacar a importância da reforma da Previdência, mas disse que ela sozinha não resolve os problemas do país. “Acho que está faltando uma agenda para o Brasil. A Previdência não é uma agenda, é uma reforma racional e necessária para equilibrar as contas públicas. Ela não resolve qualidade na educação, médico no hospital, produtividade no setor público ou privado, crescimento econômico ou desemprego”, afirmou.

Fiat estuda melhorar proposta
A montadora Fiat Chrysler está discutindo um dividendo especial e garantias de emprego mais fortes da Renault em uma tentativa de persuadir o governo francês a apoiar a sua proposta de fusão entre as montadoras, disseram fontes próximas às negociações à agência Reuters. A oferta melhorada, se formalizada e aceita, também verá as operações da empresa combinada sediadas na França e um assento em seu conselho garantido ao governo francês, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto à Reuters no domingo.

A previsão de Guaidó
O líder opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por meia centena de países, previu neste sábado (1) que o presidente Nicolás Maduro deixará o poder antes do fim do ano. Durante um comício na cidade de Pedraza (estado de Barinas, oeste), Guaidó disse que “foram anos para construir a maioria” opositora para chegar ao cenário atual, que considera definitivo para conseguir o “cessar da usurpação” do poder por Maduro. “Já estamos em um momento de definições, momento de avanços, de ações”, afirmou o líder do Parlamento, único poder nas mãos da oposição.

O caso Neymar
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abrirá uma investigação contra Neymar, pela divulgação de imagens íntimas que seriam da mulher que o acusou de estupro, confirmou neste domingo a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), por meio de nota. O atacante do Paris Saint-Germain usou o Instagram para se defender. O jogador deu longo depoimento, admitiu conhecer a autora do Boletim de Ocorrência registrado em São Paulo e ter mantido relações sexuais consentidas com ela. Além disso, garantiu estar sendo vítima de chantagem. Em seguida, Neymar postou as mensagens trocadas com uma mulher e ainda veiculou imagens íntimas dela para os seguidores.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeFiatJuan GuaidóNeymar

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump