Brasil

Bombeiros: é preciso estabilizar prédio que explodiu no Rio

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, serão necessárias intervenções de engenharia para evitar que haja um desabamento do prédio na Praça Tiradentes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 12h31.

Rio de Janeiro - O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, disse que serão necessárias intervenções de engenharia para evitar que haja um desabamento do prédio na Praça Tiradentes, onde houve uma explosão na manhã de hoje (13). Segundo ele, parte da estrutura do edifício foi comprometida.

“As vigas [estruturas horizontais que seguram as lajes] foram quase que, em totalidade, comprometidas. Agora é um trabalho de engenharia. Vamos ter que, em um primeiro momento, ir eliminando todas as partes instáveis, que ainda causam risco para os bombeiros e para o pessoal que vai continuar trabalhando. A partir daí, fazer uma análise mais criteriosa para saber que intervenção de engenharia tem que ser tomada para assegurar a estabilidade do prédio”, disse.

Segundo Simões, a grande destruição provocada pelo acidente, com muitos destroços, é típica de uma explosão de gás. “É um cenário muito típico da explosão provocada por gás. A gente não pode precisar a quantidade de gás. Toda a parte do térreo e do subsolo foi comprometida”, disse Simões.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisDados de BrasilGás

Mais de Brasil

Receita retém carga de dois navios avaliada em R$ 290 milhões em nova fase da Cadeia de Carbono

10 carretas e R$ 6 mi em mercadorias: o saldo da maior operação do ano contra cigarros clandestinos

Especialistas defendem maior pressão dos mercados sobre governos em matéria climática

O valor de conservar a Amazônia: ela evapora 20 bilhões de toneladas de água por dia