Brasil

Brasil e México eliminam visto para viagens de curta duração

O objetivo deste acordo, assinala o comunicado, é multiplicar a visita de brasileiros ao México


	México: este acordo foi alcançado pelo presidente do México e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe
 (Divulgação)

México: este acordo foi alcançado pelo presidente do México e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 21h00.

Brasil e México concordaram em suprimir o visto para seus cidadãos em viagens de curta duração entre os dois países, informaram nesta segunda-feira a chancelaria e o Ministério do Turismo mexicanos.

Este acordo foi alcançado pelo presidente do México, Enrique Peña, e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, celebrada em Santiago do Chile.

A exigência de visto para cidadãos brasileiros que visitam o México estava vigente desde 2005 e, a partir de maio de 2010, foi agilizada por mecanismos para facilitar sua obtenção.

O objetivo deste acordo, assinala o comunicado, é multiplicar a visita de brasileiros ao México.

"Os governos de México e Brasil acertaram a supressão do visto para viagens de curta duração em passaportes comuns para seus cidadãos, medida que permitirá facilitar o fluxo de cidadãos entre as duas Nações", destaca o documento.

O embaixador do Brasil na capital mexicana, Marcos Repisa, destacou que em 2012 cerca de 250 mil brasileiros viajaram ao México e que o acordo facilitará um maior fluxo entre os dois países.

"Podemos imaginar que o número de visitantes crescerá ainda mais; nossas relações bilaterais estão como nunca, em matéria turística também, o futuro é promissor", disse Marcos Repisa na cidade de Puebla, onde nesta segunda-feira ocorreu uma reunião do setor turístico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTurismoMéxicoDiplomacia

Mais de Brasil

Livro resgata a história de Jane Catulle Mendès, criadora da expressão ‘cidade maravilhosa’

Partidos de esquerda do Rio voltam a indicar divisão para chapa de senador em 2026

Anistia será votada? Bolsonaro terá pena reduzida? Entenda os próximos passos do projeto na Câmara

Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal