Brasil

Brasil é país reconhecido como melhor amigo pelos uruguaios

Argentina é considerada pela maioria o "menos amigo" entre as nações da América do Sul, revela uma pesquisa publicada na revista "Busca"


	Fronteira entre Brasil e Uruguai: após Brasil, e com enorme distância, 15% identificaram Argentina como melhor amigo do Uruguai e 8% Venezuela, enquanto só 3% elegeram Chile ou Paraguai
 (Wikimedia Commons)

Fronteira entre Brasil e Uruguai: após Brasil, e com enorme distância, 15% identificaram Argentina como melhor amigo do Uruguai e 8% Venezuela, enquanto só 3% elegeram Chile ou Paraguai (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 17h53.

Montevidéu - O Brasil é o país reconhecido pelos uruguaios como seu melhor amigo e como seu lugar favorito para migrar, enquanto a Argentina é considerada pela maioria o "menos amigo" entre as nações da América do Sul, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Publicado na revista "Busca", o estudo aponta que 42% dos uruguaios considera o Brasil o "mais amigo", uma preferência mantida em todos os setores ideológicos.

Após Brasil, e com enorme distância, 15% identificaram a Argentina como o melhor amigo do Uruguai e 8% a Venezuela, enquanto só 3% elegeram o Chile ou o Paraguai.

Por outro lado, 61% dos entrevistados selecionou a Argentina como o "menos amigo" do Uruguai, muito longe dos 2% que tiveram Brasil, Venezuela e Colômbia.

A identificação da Argentina como o "menos amigo" foi mais forte entre os uruguaios que se definiram ideologicamente como de centro, com 68%, enquanto os de direita cravaram 64% e os de esquerda em 56%.

Quanto aos países que os uruguaios morariam, mais uma vez o Brasil foi o favorito para 38%, enquanto 17% optaram pelo Chile e 12% pela Argentina.

A pesquisa entrevistou 1.013 uruguaios moradores de Montevidéu e no interior do país entre 13 e 26 de março de 2014 e tem 3% de margem de 3%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDados de BrasilUruguai

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU