Brasil

Brasil enfrenta primeira onda de frio de 2025 com neve e ciclone extratropical

Temperaturas negativas na região Sul e ciclone provocam temporais e ventos fortes até o fim de maio

Ciclone extratropical intensifica a primeira onda de frio de 2025, trazendo neve para as serras do Sul  (RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/Estadão Conteúdo)

Ciclone extratropical intensifica a primeira onda de frio de 2025, trazendo neve para as serras do Sul (RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/Estadão Conteúdo)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de maio de 2025 às 07h03.

O Brasil enfrenta a primeira onda de frio do ano, que deve derrubar termômetros abaixo de 0 °C nos três estados da região Sul até o fim de maio. A Climatempo projeta que o frio alcançará ainda o Sudeste e o Centro-Oeste, com temperaturas abaixo de 10 °C nessas regiões.

No Rio Grande do Sul, a situação é mais crítica. O estado está sob risco de temporais com raios e ventos fortes a partir desta terça-feira, 27. Na região sul e oeste gaúcha, a previsão indica acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm, volume considerado alto para o período.

A intensificação das instabilidades está associada à passagem de um ciclone extratropical prevista para o período entre quarta-feira 28 e quinta-feira, 29. O fenômeno deve afetar toda a Região Sul e o Mato Grosso do Sul, com chuvas fortes e ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) estão na área de risco.

Condições favoráveis indicam a possibilidade de neve entre o fim da tarde de quarta-feira, 28, e a madrugada de quinta-feira, 29, especialmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cidades gaúchas de altitude mais baixa, como Gramado, Canela e Caxias do Sul, também podem registrar neve. No Paraná, o fenômeno esperado é mais próximo da chuva congelada.

Além disso, há risco moderado a forte de geada no Mato Grosso do Sul, em áreas do interior de São Paulo próximas ao Paraná e em baixadas do norte paulista, assim como no sul de Minas Gerais, sobretudo na serra da Mantiqueira.

A passagem da onda de frio deve provocar novos recordes de temperaturas baixas no país. A menor temperatura registrada até agora em 2025 foi −3,2 °C em São Joaquim (SC), na serra catarinense. A expectativa é que as regiões elevadas de Santa Catarina alcancem entre −5 °C e −7 °C entre os dias 30 e 31 de maio.

O frio intenso deve persistir em grande parte do território nacional até pelo menos 3 de junho.

As temperaturas mínimas previstas pela Climatempo para algumas capitais são: Porto Alegre entre 7 °C e 9 °C, Florianópolis entre 9 °C e 11 °C, Curitiba entre 2 °C e 4 °C, São Paulo entre 8 °C e 10 °C, Campo Grande entre 4 °C e 6 °C e Cuiabá entre 11 °C e 13 °C.

Novos recordes de menor temperatura do ano também são aguardados para as capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Onda de frio deve provocar recorde de baixas temperaturas em ao menos oito capitais brasileiras

Senado aprova saque do FGTS para tratamento de esclerose múltipla e ELA

Giro do dia: IOF e o crédito, brasileiros em Harvard e recuperação extrajudicial da Mr. Cat

Marina Silva se manifesta depois de deixar sessão no Senado: 'não me deu outra opção’