Brasil

Brasil faz acordo de cooperação com Jordânia e Cazaquistão

O país também firmou acordos com o Uzbequistão e Israel


	Cazaquistão: a economia do país está concentrada nas exportações de petróleo e na produção de urânio
 (Getty Images)

Cazaquistão: a economia do país está concentrada nas exportações de petróleo e na produção de urânio (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 08h41.

Brasília - O governo do Brasil firmou quatro acordos de cooperação, em diversas áreas, com a Jordânia (Oriente Médio), o Cazaquistão (Ásia Central), o Uzbequistão (Ásia Central) e Israel (Oriente Médio). Os decretos estão publicados na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União.

Com a Jordânia e o Cazaquistão, o Brasil firmou acordos de cooperação econômica e comercial. A economia da Jordânia é baseada na exploração de fosfatos, potássio, do turismo, da comercialização de fertilizante e serviços. Nos últimos anos, o governo da Jordânia investe no gás natural para suprir internamente pelo menos parte de suas necessidades de energia.

A economia do Cazaquistão está concentrada nas exportações de petróleo e na produção de urânio. Pelo acordo, o Congresso Nacional pode promover ajustes em ambos os acordos de cooperação econômica e comercial, caso observe ações que não colaborem para a economia brasileira.

No caso do Uzbequistão, o Brasil fez um acordo para a cooperação cultural. O Uzbequistão é um país que pertencia à antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e obteve sua independência nos anos de 1990. No país, há construções históricas.

Com Israel, o governo brasileiro fez acordo para o turismo. Região considerada sagrada pelos cristãos, muçulmanos e judeus, Israel é visitado por turistas interessados em conhecer de perto a história de Jesus Cristo e dos primeiros cristãos.

Acompanhe tudo sobre:ComércioAmérica LatinaDados de BrasilComércio exteriorCazaquistãoIsraelJordânia

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado