Agência de notícias
Publicado em 9 de abril de 2025 às 15h05.
O Brasil vai voltar a exigir passaporte de cidadãos vindos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos. A medida, aprovada pelo governo Lula (PT), entra em vigor nesta quinta-feira, 10.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a decisão do governo brasileiro foi tomada em maio de 2023 em respeito ao princípio da reciprocidade. A medida ocorre porque, nos três países citados, não há isenção de vistos para cidadãos brasileiros. O governo brasileiro enfatiza que "não concede isenção unilateral de vistos de visita".
A reciprocidade de pedidos de vistos é uma tradição diplomática brasileira que havia sido interrompida em 2019 por um decreto unilateral do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O Itamaraty informou que o governo brasileiro segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados.
Em uma publicação em uma rede social, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o posicionamento do governo brasileiro:
“Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, disse.
Dados do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostram que, em 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 vindos do Canadá e 52.888 turistas da Austrália.
Os viajantes desses países que chegam ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre devem solicitar o visto online no site eVisa, com taxa de US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479). A estada desses visitantes no Brasil não poderá exceder 90 dias.
O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto e anexar os documentos exigidos, como o passaporte. A solicitação do visto eletrônico deve ser feita com antecedência para evitar interrupções de viagem causadas por atrasos ou conexões perdidas, em caso de falta do visto.