Brasil

Brasil vacina mais de meio milhão de pessoas contra a dengue

A primeira campanha de vacinação começou neste sábado no Brasil, onde meio milhão de pessoas receberão a primeira vacina autorizada no mundo contra esta doença

Mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya (Marvin Recinos / AFP)

Mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya (Marvin Recinos / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2016 às 13h05.

A primeira campanha de vacinação contra a dengue na América começou neste sábado no Brasil, onde meio milhão de pessoas receberão a primeira vacina autorizada no mundo contra esta doença, anunciou o laboratório que a produz.

A empresa francesa Sanofi Pasteur informou em um comunicado que a campanha, que será realizada no Paraná, é o "primeiro programa público de vacinação contra a dengue no continente americano".

A "Dengvaxia", primeira vacina autorizada para a prevenção da dengue, precisou de 20 anos de pesquisas e 1,5 bilhão de euros de investimentos. México, Filipinas, El Salvador e Costa Rica já a homologaram.

"Vamos vacinar, nas próximas três semanas, todos os indivíduos de 15 a 27 anos de 28 localidades e, nas duas regiões de nosso estado onde a dengue está mais presente, todos os indivíduos de nove a 44 anos", anunciou Michele Caputo Neto, secretária-geral de Saúde, citada no comunicado.

Segundo ela, a campanha de vacinação pode "implicar em cinco anos uma redução de 74% da doença nestas localidades muito afetadas", com base em um estudo publicado no Brazilian Journal of Health Economics.

No Paraná, que conta com 10 milhões de habitantes, a incidência da dengue e o número de falecimentos devido a esta doença triplicaram nos últimos anos, segundo o grupo farmacêutico.

A dengue, uma doença febril transmitida pelos mosquitos, matou mais de 800 pessoas em 2015 no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasSaúdeVacinas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU