Brasil

Brasil vai melhorar em ranking de eólicas, diz ABEEólica

No ano passado, o Brasil ocupava a 13ª posição, com capacidade instalada de 3,46 GW


	Usina eólica no Ceará: Brasil pode estar no ranking dos dez maiores países em capacidade instalada de energia eólica
 (Divulgação)

Usina eólica no Ceará: Brasil pode estar no ranking dos dez maiores países em capacidade instalada de energia eólica (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 19h05.

São Paulo - O Brasil deve ingressar no ranking dos dez maiores países em capacidade instalada de energia eólica ainda neste ano. A previsão foi feita nesta terça-feira, 16, pela presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo. 

No ano passado, o Brasil ocupava a 13ª posição, com capacidade instalada de 3,46 GW. Para o final deste ano, o número estimado é de 7 GW. China e Estados Unidos são lideram o ranking, com capacidade instalada de aproximadamente 90 GW e 60 GW, respectivamente.

"Acabamos de comemorar a marca de 5 GW instalados e devemos encerrar o ano com capacidade em torno de 7 GW. Provavelmente, com isso, estaremos entre os 10 primeiros em capacidade instalada no mundo", destacou a executiva, que participa nesta tarde do Energy Summit 2014.

Elbia também ressaltou durante palestra que, no último domingo, a geração dos parques eólicos alcançou a marca de 2.030 MW médios.

"Estamos entrando no período de safra dos ventos", salientou. A energia eólica é, no acumulado dos últimos anos, a segunda principal fonte contratada em leilões de geração de energia, perdendo apenas para os projetos hidrelétricos.

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeEnergiaEnergia elétricaEnergia eólicaInfraestruturaServiços

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial

OPINIÃO: A importância da longevidade saudável e ativa