Brasil

Briga pelo segundo turno em SP segue aberta, diz Ibope

João Doria tem 28% das intenções de voto, seguido por Russomano e Marta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2016 às 20h10.

São Paulo - A quatro dias da votação, o tucano João Doria tem 28% das intenções de voto na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Ele parou de subir, mas praticamente assegurou sua vaga no segundo turno da eleição paulistana.

Celso Russomanno (PRB) aparece a seguir, mas manteve a tendência de queda, ao oscilar de 24% para 22% das preferências. Desde agosto, ele já perdeu 11 pontos, ou um terço de seu eleitorado inicial.

Na terceira colocação, um empate técnico. Marta Suplicy (PMDB) interrompeu a queda registrada no levantamento anterior e oscilou de 15% para 16%.

Já Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, manteve a tendência de ascensão, passando de 12% para 13%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Na série de quatro pesquisas feitas pelo Ibope desde o final de agosto, esta é a primeira em que o candidato do PSDB não ganha pontos. Ele começou com 9% e avançou para 17% em 14 de setembro e para 28% na última segunda-feira. Agora, estabilizou.

Russomanno fez a trajetória oposta: começou com 33% das preferências e, desde então, perdeu pontos em todas as pesquisas. Considerando o limite da margem de erro de três pontos, ele e Marta Suplicy podem até estar empatados em 19%, mas as probabilidades são muito baixas.

Em um eventual segundo turno entre os candidatos do PSDB e do PRB, Doria venceria por 41% a 36%. Se a disputa fosse com Marta, o tucano teria onze pontos de vantagem: 44% a 33%. Contra Haddad, Doria venceria por 52% a 27%.

Desde a pesquisa anterior do Ibope. na segunda-feira, Luiza Erundina (PSOL) oscilou de 5% para 6%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidélix (PRTB) e Ricardo Young (Rede) têm 1% cada.

Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram. Eleitores que pretendem anular ou votar em branco seguem caindo, agora de 10% para 9%. Além disso, 3% não responderam.

A quarta rodada da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, com 1.204 entrevistas face a face em todas as regiões da cidade.

O nível de confiança é de 95%. Está registrada no TRE com o protocolo SP-03836/2016. Foi contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e S/A O Estado de S.Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no Brasilcidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalPrefeiturasEleiçõesMarta SuplicyEleições 2016Celso RussomannoJoão Doria Júnior

Mais de Brasil

Tragédia em Pernambuco expõe série de acidentes fatais com ônibus nas rodovias brasileiras em 2025

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres

STF forma maioria contra decisão de Barroso sobre aborto legal com participação de enfermeiros

Lula comemora abertura de escritório da Embrar na Índia em meio a aproximação com Modi