Brasil

Butantan divulga dados de eficácia da vacina nesta quinta-feira

O Butantan tinha previsto divulgar estes dados no fim de dezembro, mas decidiu adiar a publicação, o que causou desconfiança da comunidade científica

 (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

(SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 06h00.

Após atrasos, o Instituto Butantan revela nesta quinta-feira, 7, os tão aguardados dados de eficácia da vacina contra a covid-19, que desenvolve em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Estas informações são o que faltam para solicitar o registro definitivo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Butantan tinha previsto divulgar estes dados no fim de dezembro, mas decidiu adiar a publicação, o que causou desconfiança da comunidade científica. A justificativa do atraso foi a unificação das informações de testes da chamada fase 3 que estão em andamento em outros países.

Na época, o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, chegou a dizer que a eficácia tinha ficado entre 50% e 90%, sem dar mais detalhes. Outras vacinas, como a da AstraZeneca, tem eficácia de 90%. Isso significa que a cada 100 pessoas vacinadas, 90 criam resposta imunológica ao coronavírus.

No fim de novembro, o teste da Coronavac no Brasil atingiu o número mínimo de pessoas infectadas. Com isso, os estudos entraram na última fase de análise para verificar se ela realmente é eficaz contra o coronavírus. Um total de 13.000 voluntários participam do estudo no país.

Em uma análise revisada por pares e publicada no dia 17 de novembro na prestigiada revista The Lancet, foi apontado que a Coronavac é segura e foi capaz de criar anticorpos em 97% de 700 voluntários que participaram da fase de testes 1 e 2 na China.

A divulgação de dados é uma corrida contra o tempo. O governo de São Paulo pretende começar uma campanha estadual de vacinação contra a covid-19 no dia 25 de janeiro. Mas para que isso ocorra, precisa que tudo seja aprovado pela Anvisa. Em reunião com prefeitos dos 645 municípios, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a data está mantida.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusExame HojeInstituto ButantanJoão Doria JúniorPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil