Brasil

Cabral deve pedir apoio federal para segurança no Rio

A decisão foi tomada após quatro Unidades de Polícia Pacificadora sofrerem ataques simultâneos


	O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral: "isso foi mais uma prova que o tráfico está enfraquecido e tenta enfraquecer a política de pacificação", disse
 (GettyImages)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral: "isso foi mais uma prova que o tráfico está enfraquecido e tenta enfraquecer a política de pacificação", disse (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 09h20.

Rio - O governador Sérgio Cabral (PMDB) e o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, embarcaram na manhã desta sexta-feira, 21, para Brasília. Eles se reúnem às 11 horas com a presidente Dilma Rousseff para pedir o envio de tropas federais para apoiar a segurança na capital.

Beltrame e Cabral estiveram reunidos até o início da madrugada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, depois que quatro Unidades de Polícia Pacificadora sofreram ataques simultâneos.

O chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, e o comandante-geral da PM, coronel Luiz Castro Menezes, participaram do encontro.

Cabral, no entanto, não esclareceu se pedirá o apoio das Forças Armadas ou da Força Nacional de Segurança. "Isso (o ataque às UPPs) foi mais uma prova que o tráfico está enfraquecido e tenta enfraquecer a política de pacificação. Nesse momento, não temos o menor constrangimento para solicitar o apoio de Forças Federais. Só não posso adiantar como será esse pedido", afirmou o governador, depois da reunião.

O policiamento nas favelas de Manguinhos, Parque Arará (Benfica), Camarista Méier e Complexo do Alemão, todas na zona norte, segue reforçado.

Pela manhã, um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou Manguinhos, onde a sede da UPP foi incendiada e o comandante da unidade, o capitão Gabriel de Toledo, foi baleado. Atingido na virilha, ele foi operado no Hospital Geral da Polícia Militar e seu estado de saúde é estável.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroGoverno DilmaEstado do RioSérgio Cabralseguranca-digital

Mais de Brasil

Previsão do tempo: Primavera com 'cara' de verão? SP deve ter calor em todos os dias desta semana

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir de responsabilização judicial

Vai ter feriado em outubro? Veja calendário do mês

Previsão do tempo em outubro: saiba como deve ser o clima sem confirmação de La Niña