Brasil

Cade faz acordo em suposto cartel hospitalar

Atmosfera se comprometeu a encerrar as condutas investigadas em processo de suposto cartel no Rio de Janeiro


	Médicos trabalham em um hospital
 (Anne-Christine Poujoulat/AFP)

Médicos trabalham em um hospital (Anne-Christine Poujoulat/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 18h20.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com a Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, empresa do Rio de Janeiro.

Pelo acordo, a empresa se compromete a encerrar as condutas investigadas em processo que apura suposto cartel em licitações realizadas por hospitais públicos do município do Rio de Janeiro para a contratação de serviços de lavanderia hospitalar.

Dentro do termo assinado nesta quarta-feira, 30, a empresa admite participação na prática investigada e se compromete a recolher R$ 2,95 milhões de contribuição pecuniária.

O valor corresponde a quase 200% do que a empresa faturou com a prestação de serviços a hospitais públicos do Rio de Janeiro em 2005, último ano em que a conduta investigada teria ocorrido.

Segundo as investigações, o cartel teria atuado entre 1999 e 2005 por meio de acordos de divisão do mercado.

As empresas teriam combinado previamente quem ganharia cada licitação e quais empresas apresentariam propostas de cobertura, com valor superior para propositadamente não vencer a concorrência pública, prática com o objetivo de simular a concorrência.

O processo foi instaurado em dezembro de 2008, a partir de provas colhidas na "Operação Roupa Suja", realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

Para o conselheiro relator, Alessandro Octaviani, o acordo contribui para a implementação da política de defesa da concorrência por seu caráter dissuasório, em especial pelo fato de a empresa admitir participação nos fatos investigados e se abster de incorrer na conduta objeto do processo.

Com a assinatura do TCC, o processo fica suspenso com relação à Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, até que o Cade ateste o cumprimento integral das obrigações firmadas.

Acompanhe tudo sobre:CadeCartelHospitais

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU