Fies 2025: programa federal oferece financiamento estudantil com foco em inclusão social e acesso ao ensino superior privado (José Cruz/Agência Brasil)
Redatora
Publicado em 17 de julho de 2025 às 10h01.
A modalidade social do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024, permite que estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) financiem até 100% dos encargos educacionais.
O CadÚnico, utilizado para identificar famílias de baixa renda no Brasil, dá acesso a programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Estudantes pré-selecionados para o Fies Social com renda per capita de até meio salário mínimo não precisam comprovar a renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem validar as outras informações na comissão.
Caso haja divergência nas informações sobre a renda, será exigida documentação adicional.
Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs), é necessário apresentar um laudo médico comprovando a deficiência e o grau, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Também em 2024, o Fies passou a reservar vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de PCDs.Candidatos com esse perfil devem declarar sua etnia ou situação de deficiência ao se inscrever.
As inscrições para o segundo semestre de 2025 estão abertas até 18 de julho, com 74.500 vagas disponíveis em 18.419 cursos de 1.215 instituições privadas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.