Brasil

Calor bate recorde em São Paulo e ultrapassa 40ºC no Rio neste domingo

Além do calor, a cidade de São Paulo registrou ontem o segundo dia mais seco do ano

Pessoas tomam sol em gramado da Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, neste domingo de forte calor na cidade (TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo)

Pessoas tomam sol em gramado da Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, neste domingo de forte calor na cidade (TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 07h39.

Última atualização em 29 de setembro de 2020 às 06h27.

A onda de calor que atinge a região sudeste levou os termômetros das capitais a baterem recordes neste fim de semana. E o calor deve continuar: segundo a MetSul Meteorologia, o Brasil atingirá nesta semana picos históricos de calor em todo o país, com temperatura acima dos 40ºC em regiões como o Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Alguns lugares podem se aproximar dos 45ºC. É uma possibilidade, segundo o MetSul, que algumas cidades quebrem seus recordes de temperatura em décadas.

"O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália", escreveu o Metsul em seu site.

A onda de calor levou os termômetros da capital paulista a baterem recorde para o ano de 2020 no domingo, 27, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade. A média máxima foi de 34,8°C.  A maior temperatura máxima absoluta foi em Itaquera, zona leste de São Paulo, com 36,2ºC.

Já no Rio de Janeiro, a temperatura máxima no bairro de Irajá, zona norte da cidade, foi de 41ºC. Esta foi a segunda temperatura mais alta do ano, de acordo com o sistema de monitoramento Alerta Rio. A mais alta havia sido em 30 de janeiro, também em Irajá, quando o calor bateu 41,8ºC.

Além do calor, a cidade de São Paulo registrou ontem o segundo dia mais seco do ano. Os menores índices médios de umidade relativa do ar no município atingiram 21,7%, o que fez com que a Defesa Civil decretasse estado de atenção por conta da baixa umidade do ar em toda a capital.

A previsão para os próximos dias é de calor, com termômetros a 35°C, e baixas taxas de umidade, que ficam próximas de 20%.

Nesta segunda-feira, é esperada a aproximação de uma frente fria e rajadas de ventos que podem atingir 50 Km/h. À noite, a cidade pode registrar chuviscos.

(Com Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:CalorRio de JaneiroSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU