Brasil

Câmara aprova MP para capitalização do BNDES

Medida Provisória autoriza a União a conceder R$ 24 bilhões de crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)


	Discussão em apreciação da MP 628 na Câmara dos Deputados: mérito da matéria foi aprovado em votação simbólica no plenário
 (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Discussão em apreciação da MP 628 na Câmara dos Deputados: mérito da matéria foi aprovado em votação simbólica no plenário (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 23h50.

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou há pouco a Medida Provisória 628, de 2013, que autoriza a União a conceder R$ 24 bilhões de crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O mérito da matéria foi aprovado em votação simbólica no plenário.

Para a liberação da fonte adicional de recursos, concedida pelo Tesouro Nacional, a remuneração definida é a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 5% ao ano. Para a cobertura do crédito, a União poderá emitir títulos da dívida pública federal.

Os deputados inseriram no texto original um artigo que define que pelo menos 35% dos recursos de empréstimos feitos pelo banco de fomento, a taxas subsidiadas, devem ser direcionados a tomadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outra emenda aprovada autoriza a União a ter 1% de participação no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), fazendo com que a instituição passe a ter caráter federal.

No projeto, também está prevista a instituição de um fundo para o Estado do Espírito Santo, como substituição ao Fundo de Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo, que foi criado em 1969 e será extinto. O projeto segue agora para a análise do Senado.

Acompanhe tudo sobre:BNDESCâmara dos DeputadosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU